Entenda a importância da contabilidade para startups

Custos enxutos e estrutura reduzida estão entre as características de uma startup, mas isso não significa que elas não precisam ter constante e exato controle sobre as movimentações tanto de obrigações quanto de faturamento. Para este tipo de empresa, a escrituração contábil tem tanta importância quanto para qualquer outra.

Indo mais além, a importância da contabilidade para startups ainda pode ser percebida na busca por investidores e na relação com eles, que tem de ser baseada em transparência e números exatos para as mensurações necessárias.

Veja agora sete motivos pelos quais a contabilidade é tão importante para as startups levando em conta o que citamos acima e outros fatores.

Manutenção de números exatos para os investidores

Depois que um investidor decide fazer um aporte em uma startup — vendo a apresentação de seu pitch, por exemplo — a parceria pode ainda não seguir adiante por vários motivos. Um deles é a inconsistência dos números da contabilidade.

Caso a escrituração de um negócio não reflita com clareza e segurança os bons resultados colocados pelo responsável na apresentação o investidor em potencial pode rapidamente desistir do aporte por sentir-se inseguro com a situação.

Também pode ocorrer de o empreendedor não conhecer bem seus números e não conseguir transmitir aos investidores interessados um parecer sobre as finanças justamente por não contar com uma contabilidade bem feita.

Neste caso, dois motivos causam a perda do aporte: investidores não gostam de empresários que não conhecem seus números e não investem em empresas sem cifras transparentes e exatas.

Controle de custos para escalabilidade

A natureza de estrutura e custos enxutos de uma startup a ajuda no crescimento e na escalabilidade das operações.

Não podendo contar com relatórios contábeis confiáveis e atualizados em tempo real se torna mais fácil que gastos adicionais passem despercebidos ou que eles evoluam sem o devido cuidado.

A consequência disso é a dificuldade de escalar a startup pelo gargalo de dinheiro existente que reduz a margem de lucro e tira disponibilidades de outras áreas, como investimento em marketing e melhoria de produto ou serviço.

Controle de indicadores

A gestão de uma startup é muito baseada em métricas, números que dão respostas sobre erros, acertos e melhorias necessárias para os empreendedores tomarem decisões para o crescimento do negócio.

A importância da contabilidade para startups na leitura de indicadores está no fato de a escrituração apresentar tudo o que acontece na empresa e os números resultantes disso, incluindo fatores não abrangidos por relatórios financeiros, como o crescimento dos ativos.

Analisando os documentos contábeis em toda a abrangência deles é possível acompanhar, entre tantos, indicadores como:

  • Retorno sobre investimento (ROI);
  • Retorno sobre ativos;
  • Margem bruta;
  • Margem líquida;
  • Relação despesas x receitas;
  • Nível de endividamento;
  • Lifetime-Value (LTV).

Manutenção correta de valores e registros

Empresas pequenas, sendo startups ou não, muitas vezes têm seus valores — despesas, receitas, ativos e passivos — misturados com os de pessoa física do proprietário ou dos sócios.

Essa desorganização pode acabar em gastos de pessoa física feitos com dinheiro da empresa, não percepção correta do faturamento atingido ou outras destinações erradas de recursos.

Portanto, é fundamental manter a contabilidade em dia e exata para que haja um cuidado com os valores de pessoa jurídica e se tenha controle sobre recebimentos e pagamentos de obrigações.

Boa escolha de regime tributário

Nesse sentido a importância da contabilidade para startups está na assessoria contábil, pois o profissional que presta esse serviço é quem da melhor maneira indica a um negócio em qual regime tributário enquadrar-se.

Via de regra, startups aderem ao Simples Nacional antes de chegarem ao faturamento de R$ 4,8 milhões ao ano. Entretanto, paradoxalmente, não é tão simples assim porque o regime simplificado conta com cinco anexos e às vezes a atividade da empresa deixa dúvidas quanto ao correto enquadramento dentro deles.

Em relação a isso, além de ajudar no correto enquadramento de anexo, um escritório contábil pode ainda encontrar formas legais de a startup pagar seus tributos pelo anexo de alíquotas menos pesadas quando mais de um parece ter relação com as operações.

Manutenção de relações com investidores-anjo

Desde 2017 a entrada de investidores-anjo em empresas do Simples está autorizada, contando que algumas regras sejam seguidas, como:

  • Não colocação do investidor no quadro societário;
  • Participação obrigatoriamente menor do que sete anos;
  • Não responsabilidade por dívidas por parte do investidor;
  • Obrigatoriedade de no mínimo dois anos de permanência do aporte sem resgate.

Além dessas existem diversas outras regras que os envolvidos em uma relação de investimento precisam seguir se o negócio for optante pelo Simples. Logo, a assessoria contábil tem sua importância estendida a tais casos quando a empresa procura por aportes para crescimento acelerado.

Exercício da contabilidade gerencial

O conceito de contabilidade gerencial é extrair informações da escrituração contábil, segmentadas e personalizadas, para uso na gestão do negócio, sendo os relatórios contábeis instrumentos para tomada de decisões e agentes de auxílio ao crescimento.

Contudo, antes da contabilidade gerencial vem a contabilidade da empresa em si, que é a fonte de recursos para uma administração baseada em dados confiáveis, exatos e atualizados em tempo real.

No conceito, a escrituração continua sendo uma obrigação cumprida com o Fisco e sua realização não deixa e ser feita da maneira tradicional conforme as normas contábeis. O que muda é como é feita a sua apresentação aos responsáveis pelo negócio e sua leitura, ambos de maneira estratégica para estabelecimento de metas e acompanhamento de indicadores demonstrados.

Agora que você sabe por que a importância da contabilidade para startups não pode ser desprezada, saiba como ir além e montar uma estrutura financeira e contábil escalável para acompanhar o crescimento da sua startup.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *