8 ferramentas para startups SaaS começarem e se desenvolverem

Uma empresa com soluções baseadas em tecnologia deve também investir em tecnologia para demais processos no intuito de automatizar tarefas, reduzir custos e aumentar a eficiência. Logo, é fundamental explorar as ferramentas para startups SaaS que o mercado oferece em larga escala.

E para isso não é obrigatório elevar a estrutura de custos do negócio nem ter grande capital de giro, pois há diversas opções com planos gratuitos e mensalidades que se adéquam à realidade de pequenas empresas e startups que estão dando os primeiros passos.

Neste post, vamos mostrar oito ferramentas que ajudam bastante as startups do ramo de softwares a iniciarem suas operações e crescerem.

1. Codeanywhere

Essa ferramenta permite que todos os projetos de programação que a empresa tenha sejam acessados fora dos computadores e notebooks nos quais são desenvolvidos. Ele é um editor de códigos baseado na nuvem e que usa estrutura da Amazon Web Services que integra com o Google Drive e o Dropbox.

A máquina virtual do Codeanywhere tem a seguinte configuração:

  • 2GB de armazenamento;
  • 256MB de memória RAM;
  • Ubuntu 14.04;
  • Apache e npm pré-instalados.

Além disso, apresenta importantes funcionalidades relevantes para a programação, como função autocomplete e cliente de FTP para a movimentação de pastas e arquivos.

Para começar, o usuário pode optar pela versão gratuita. Os planos pagos, que liberam mais funções, começam em US$ 2,5 por usuário ao mês e vão até US$ 40.

2. Vindi

Gerenciar as assinaturas é uma das principais preocupações de um negócio SaaS. E é muito difícil fazer isso manualmente ou dentro da própria solução pode ser difícil, contraproducente e até arriscado.

Para essa tarefa, o software da Vindi é uma das ferramentas para startups SaaS mais utilizadas no país, automatizando e simplificando ações como gestão de cobranças e recebimentos e migração de planos. Entre os recursos variados ainda há integração com meios de pagamento que a empresa possa utilizar e API para criação de checkout de assinatura personalizado.

3. Lahar

Gerar leads com produção de conteúdo e anúncios é fundamental para startups terem mais oportunidades de vendas e aumentarem a carteira de clientes. Mas esses leads precisam ser bem gerenciados, classificados e levados a tomarem suas decisões de compra. Para isso, a Lahar apresenta funcionalidades como:

  • segmentação de contatos;
  • fluxo de nutrição de leads;
  • e-mail marketing;
  • criação e publicação de landing pages;
  • classificação automatizada de leads;
  • tracking de rastreamento de leads.

Os valores para contratação dependem do volume de leads com o qual o negócio trabalha. Por exemplo, os pacotes com cinco mil leads iniciam em R$ 229 ao mês e vão até R$ 979. A empresa também pode contar com os parceiros da Lahar para ter acesso à automação com número ilimitado de leads e operação com estratégia em pacotes especiais.

4. Hubspot CRM

A líder global no mercado de CRMs e Inbound Marketing oferece um software que otimiza o processo de vendas para as oportunidades que a estratégia de marketing gera. Nesse sentido, os principais recursos que o Hubspot CRM apresenta são:

  • e-mails, com agendamento e  rastreamento de interação;
  • criação e gestão negócios;
  • relatórios de negócios fechados e perdidos e outras atividades;
  • armazenamento de arquivos para cada lead, como propostas;
  • criação de tarefas de acompanhamento;
  • notificações;
  • realização de ligações dentro da plataforma;
  • integração com automação de marketing.

O CRM da Hubspot pode ser utilizado em plano gratuito com todas as funcionalidades que citamos. Para assinatura, os valores iniciam em US$ 50 por mês e liberam recursos avançados e mais capacidade para os anteriores, como mais minutos para ligações.

5. D4sign

Obviamente, uma empresa SaaS não pode trabalhar com contratos físicos — e trabalhar sem qualquer tipo de contrato pode ser perigoso. Portanto, o D4sign surge nesse cenário como importante sistema de apresentação e assinaturas de contratos remotamente com validade jurídica.

A plataforma é de simples operação, bastando o usuário fazer o upload do contrato para ela, que envia o documento aos signatários por e-mail para assinatura. Para operações em grande volume, uma API é oferecida para integração e personalização do processo, que permite aos clientes lerem e assinarem contratos sem mesmo saírem do site da empresa.

Para até três envios por mês, o uso é gratuito. Depois, os valores vão de R$ 24 e R$ 99 mensalmente.

6. Bkper

Bkper é um dos sistemas de gestão contábil mais inovadores do mundo, aproximando empresas e seus contadores e aumentando o entendimento dos gestores sobre a contabilidade de seus negócios, o que qualifica a gestão financeira.

Uma das principais características do Bkper é a capacidade de entregar a escrituração contábil em linguagem prática para profissionais não contábeis, como gestores de startups. Dessa maneira, gera mais informação, e em tempo real, para o gerenciamento das finanças e tomadas de decisões. Inclusive, o usuário pode acessá-lo sem dependência do contador e gerar gráficos e relatórios segmentados.

7. Pluga

Pluga tem como objetivo facilitar e oferecer centenas de integrações, que em algumas vezes nem são possíveis diretamente por softwares e APIs.

Por exemplo, utilizando a Pluga é possível automatizar a emissão de notas fiscais aos clientes a partir de uma compra efetivada no Vindi. E esse processo pode também gerar automaticamente um lançamento contábil no faturamento pelo Bkper.

E se o negócio quiser oferecer integração entre sua própria soluções e outros players, basta solicitar uma parceria junto à Pluga e desenvolver os mecanismos necessários.

8. Zendesk

Zendesk é muito bom para centralizar chamados de suporte, e-mails com solicitação de atendimentos e até conteúdo de uma base de conhecimento. Esses recursos agilizam o atendimento, reduzem o tempo dos chamados e aumentam a produtividade dos profissionais envolvidos no processo. Consequentemente o atendimento não se torna um gargalo, custos são reduzidos e a satisfação dos clientes aumenta.

Os valores iniciam em US$ 5 por mês por usuário e vão até US$ 199 mensais, sendo liberadas mais funções e infraestrutura conforme o valor se eleva. Não há um plano free, mas uma avaliação gratuita de 14 dias é oferecida.

No seu negócio são utilizadas ferramentas para startups SaaS que não citamos e são extremamente positivas para os processos? Compartilhe nos comentários para enriquecer a nossa lista.

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