Uma empresa com soluções baseadas em tecnologia deve também investir em tecnologia para demais processos no intuito de automatizar tarefas, reduzir custos e aumentar a eficiência. Logo, é fundamental explorar as ferramentas para startups SaaS que o mercado oferece em larga escala.
E para isso não é obrigatório elevar a estrutura de custos do negócio nem ter grande capital de giro, pois há diversas opções com planos gratuitos e mensalidades que se adéquam à realidade de pequenas empresas e startups que estão dando os primeiros passos.
Neste post, vamos mostrar oito ferramentas que ajudam bastante as startups do ramo de softwares a iniciarem suas operações e crescerem.
1. Codeanywhere
Essa ferramenta permite que todos os projetos de programação que a empresa tenha sejam acessados fora dos computadores e notebooks nos quais são desenvolvidos. Ele é um editor de códigos baseado na nuvem e que usa estrutura da Amazon Web Services que integra com o Google Drive e o Dropbox.
A máquina virtual do Codeanywhere tem a seguinte configuração:
- 2GB de armazenamento;
- 256MB de memória RAM;
- Ubuntu 14.04;
- Apache e npm pré-instalados.
Além disso, apresenta importantes funcionalidades relevantes para a programação, como função autocomplete e cliente de FTP para a movimentação de pastas e arquivos.
Para começar, o usuário pode optar pela versão gratuita. Os planos pagos, que liberam mais funções, começam em US$ 2,5 por usuário ao mês e vão até US$ 40.
2. Vindi
Gerenciar as assinaturas é uma das principais preocupações de um negócio SaaS. E é muito difícil fazer isso manualmente ou dentro da própria solução pode ser difícil, contraproducente e até arriscado.
Para essa tarefa, o software da Vindi é uma das ferramentas para startups SaaS mais utilizadas no país, automatizando e simplificando ações como gestão de cobranças e recebimentos e migração de planos. Entre os recursos variados ainda há integração com meios de pagamento que a empresa possa utilizar e API para criação de checkout de assinatura personalizado.
3. Lahar
Gerar leads com produção de conteúdo e anúncios é fundamental para startups terem mais oportunidades de vendas e aumentarem a carteira de clientes. Mas esses leads precisam ser bem gerenciados, classificados e levados a tomarem suas decisões de compra. Para isso, a Lahar apresenta funcionalidades como:
- segmentação de contatos;
- fluxo de nutrição de leads;
- e-mail marketing;
- criação e publicação de landing pages;
- classificação automatizada de leads;
- tracking de rastreamento de leads.
Os valores para contratação dependem do volume de leads com o qual o negócio trabalha. Por exemplo, os pacotes com cinco mil leads iniciam em R$ 229 ao mês e vão até R$ 979. A empresa também pode contar com os parceiros da Lahar para ter acesso à automação com número ilimitado de leads e operação com estratégia em pacotes especiais.
4. Hubspot CRM
A líder global no mercado de CRMs e Inbound Marketing oferece um software que otimiza o processo de vendas para as oportunidades que a estratégia de marketing gera. Nesse sentido, os principais recursos que o Hubspot CRM apresenta são:
- e-mails, com agendamento e rastreamento de interação;
- criação e gestão negócios;
- relatórios de negócios fechados e perdidos e outras atividades;
- armazenamento de arquivos para cada lead, como propostas;
- criação de tarefas de acompanhamento;
- notificações;
- realização de ligações dentro da plataforma;
- integração com automação de marketing.
O CRM da Hubspot pode ser utilizado em plano gratuito com todas as funcionalidades que citamos. Para assinatura, os valores iniciam em US$ 50 por mês e liberam recursos avançados e mais capacidade para os anteriores, como mais minutos para ligações.
5. D4sign
Obviamente, uma empresa SaaS não pode trabalhar com contratos físicos — e trabalhar sem qualquer tipo de contrato pode ser perigoso. Portanto, o D4sign surge nesse cenário como importante sistema de apresentação e assinaturas de contratos remotamente com validade jurídica.
A plataforma é de simples operação, bastando o usuário fazer o upload do contrato para ela, que envia o documento aos signatários por e-mail para assinatura. Para operações em grande volume, uma API é oferecida para integração e personalização do processo, que permite aos clientes lerem e assinarem contratos sem mesmo saírem do site da empresa.
Para até três envios por mês, o uso é gratuito. Depois, os valores vão de R$ 24 e R$ 99 mensalmente.
6. Bkper
O Bkper é um dos sistemas de gestão contábil mais inovadores do mundo, aproximando empresas e seus contadores e aumentando o entendimento dos gestores sobre a contabilidade de seus negócios, o que qualifica a gestão financeira.
Uma das principais características do Bkper é a capacidade de entregar a escrituração contábil em linguagem prática para profissionais não contábeis, como gestores de startups. Dessa maneira, gera mais informação, e em tempo real, para o gerenciamento das finanças e tomadas de decisões. Inclusive, o usuário pode acessá-lo sem dependência do contador e gerar gráficos e relatórios segmentados.
7. Pluga
A Pluga tem como objetivo facilitar e oferecer centenas de integrações, que em algumas vezes nem são possíveis diretamente por softwares e APIs.
Por exemplo, utilizando a Pluga é possível automatizar a emissão de notas fiscais aos clientes a partir de uma compra efetivada no Vindi. E esse processo pode também gerar automaticamente um lançamento contábil no faturamento pelo Bkper.
E se o negócio quiser oferecer integração entre sua própria soluções e outros players, basta solicitar uma parceria junto à Pluga e desenvolver os mecanismos necessários.
8. Zendesk
O Zendesk é muito bom para centralizar chamados de suporte, e-mails com solicitação de atendimentos e até conteúdo de uma base de conhecimento. Esses recursos agilizam o atendimento, reduzem o tempo dos chamados e aumentam a produtividade dos profissionais envolvidos no processo. Consequentemente o atendimento não se torna um gargalo, custos são reduzidos e a satisfação dos clientes aumenta.
Os valores iniciam em US$ 5 por mês por usuário e vão até US$ 199 mensais, sendo liberadas mais funções e infraestrutura conforme o valor se eleva. Não há um plano free, mas uma avaliação gratuita de 14 dias é oferecida.
No seu negócio são utilizadas ferramentas para startups SaaS que não citamos e são extremamente positivas para os processos? Compartilhe nos comentários para enriquecer a nossa lista.