17 ferramentas para startups começarem e se desenvolverem

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Uma empresa com soluções baseadas em tecnologia deve também investir nela para os demais processos, não apenas para atividades fim, no intuito de automatizar tarefas, reduzir custos e aumentar a eficiência. Logo, é fundamental explorar as ferramentas para startups que o mercado oferece em larga escala.

Para isso, não é obrigatório elevar a estrutura de custos do negócio nem ter grande capital de giro, pois há diversas opções com planos gratuitos e mensalidades acessíveis, que se adéquam à realidade de pequenas empresas e startups que estão dando os primeiros passos.

Neste post, vamos mostrar 17 ferramentas que ajudam bastante as startups a iniciarem suas operações e crescerem.

1. Codeanywhere

Essa ferramenta permite que todos os projetos de programação que a empresa tenha sejam acessados fora dos computadores e notebooks nos quais são desenvolvidos. Ele é um editor de códigos baseado na nuvem e que usa a estrutura da Amazon Web Services, integrado com o Google Drive e o Dropbox.

A máquina virtual do Codeanywhere tem a seguinte configuração:

  • 2GB de armazenamento;
  • 256MB de memória RAM;
  • Ubuntu 14.04;
  • Apache pré-instalado.

Além disso, apresenta importantes funcionalidades relevantes para a programação, como função autocomplete e cliente de FTP para a movimentação de pastas e arquivos.

Para começar, o usuário pode optar pela versão gratuita. Os planos pagos, que liberam mais funções, começam em US$ 6 por usuário ao mês e vão até US$ 40.

2. Vindi

Gerenciar as assinaturas é uma das principais preocupações de um negócio SaaS. E fazer isso manualmente ou dentro da própria solução pode ser difícil, contraproducente e até arriscado.

Para essa tarefa, o software da Vindi é uma das ferramentas para startups SaaS mais utilizadas no país, automatizando e simplificando ações como gestão de cobranças e recebimentos e migração de planos. Entre os recursos variados ainda há integração com meios de pagamento que a empresa possa utilizar e API para criação de checkout personalizado de assinatura.

3. Lahar/Ramper Marketing

Gerar leads com produção de conteúdo e anúncios é fundamental para startups terem mais oportunidades de vendas e aumentarem a carteira de clientes. Mas esses leads precisam ser bem gerenciados, classificados e levados a tomarem suas decisões de compra. Para isso, a Lahar, adquirida e aperfeiçoada pela Ramper, apresenta funcionalidades como:

  • segmentação de contatos;
  • fluxo de nutrição de leads;
  • e-mail marketing;
  • criação e publicação de landing pages;
  • classificação automatizada de leads;
  • tracking de rastreamento de leads.

A empresa também pode contar com os parceiros da Lahar para ter acesso à automação com número ilimitado de leads e operação com estratégia em pacotes especiais.

4. Hubspot CRM

A líder global no mercado de CRMs e Inbound Marketing oferece um software que otimiza o processo de vendas para as oportunidades que a estratégia de marketing gera. Nesse sentido, os principais recursos que o Hubspot CRM apresenta são:

  • e-mails, com agendamento e rastreamento de interação;
  • criação e gestão negócios;
  • relatórios de negócios fechados e perdidos e outras atividades;
  • armazenamento de arquivos para cada lead, como propostas;
  • criação de tarefas de acompanhamento;
  • notificações;
  • realização de ligações dentro da plataforma;
  • integração com automação de marketing.

O CRM da Hubspot pode ser utilizado em plano gratuito com todas as funcionalidades que citamos.

5. D4sign

Obviamente, uma empresa não pode trabalhar mais com contratos físicos — e atuar sem qualquer tipo de contrato pode ser perigoso. Portanto, o D4sign surge nesse cenário como importante sistema de apresentação e assinaturas de contratos remotamente com validade jurídica.

A plataforma é de simples operação, bastando o usuário fazer o upload do contrato para ela, que envia o documento aos signatários por e-mail para assinatura. Para operações em grande volume, uma API é oferecida para integração e personalização do processo, que permite aos clientes lerem e assinarem contratos sem mesmo saírem do site da empresa.

Os valores vão de R$ 24,90 a R$ 139,90 no plano mensal.

6. Bkper

O Bkper é um dos sistemas de gestão contábil mais inovadores do mundo, aproximando empresas e seus contadores e aumentando o entendimento dos gestores sobre a contabilidade de seus negócios, o que qualifica a gestão financeira.

Uma das principais características do Bkper é a capacidade de entregar a escrituração contábil em linguagem prática para profissionais não contábeis, como gestores de startups. Dessa maneira, gera mais informação, e em tempo real, para o gerenciamento das finanças e tomadas de decisões. Inclusive, o usuário pode acessá-lo sem dependência do contador e gerar gráficos e relatórios segmentados.

7. Pluga

A Pluga tem como objetivo facilitar e oferecer centenas de integrações, que em algumas vezes nem são possíveis diretamente por softwares e APIs.

Por exemplo, utilizando a Pluga é possível automatizar a emissão de notas fiscais aos clientes a partir de uma compra efetivada no Vindi. E esse processo pode também gerar automaticamente um lançamento contábil no faturamento pelo Bkper.

E se o negócio quiser oferecer integração entre sua própria solução e outros players, basta solicitar uma parceria junto à Pluga e desenvolver os mecanismos necessários.

8. Zendesk

O Zendesk é muito bom para centralizar chamados de suporte, e-mails com solicitação de atendimentos e até conteúdo de uma base de conhecimento. Esses recursos agilizam o atendimento, reduzem o tempo dos chamados e aumentam a produtividade dos profissionais envolvidos no processo. Consequentemente o atendimento não se torna um gargalo, custos são reduzidos e a satisfação dos clientes aumenta.

Os valores iniciam em R$ 420 por mês para até cinco usuários e vão até R$ 895 mensais. Não há um plano free, mas uma avaliação gratuita de 14 dias é oferecida.

9. Cora

O banco digital Cora oferece uma conta focada em pequenos negócios e startups com produtos de uso ilimitado e tarifas mínimas ou, na maioria das vezes, isentas. E entrega ainda funcionalidades como emissão de boletos de cobrança e gestão de recebíveis.

Para melhor gestão financeira e contábil, a conta pode ser integrada à contabilidade e dividir informações e movimentações com documentos legais e relatórios gerenciais em tempo real e com exatidão garantida.

10. API de contabilidade

A principal função da API de contabilidade é conectar os softwares utilizados em rotinas administrativas e fiscais ao contador do negócio, fazendo com que a contabilidade receba os dados gerados instantaneamente e os classifique e organize conforme os parâmetros definidos para cada tipo de informação.

Isso ajuda na escalabilidade do backoffice e garante qualidade e exatidão para os relatórios contábeis que gestores podem utilizar para realizarem análises e tomarem decisões. Além disso, parte do trabalho administrativo pode ser automatizado, diminuindo o volume de tarefas da empresa, com funções como inclusão de pagamentos de contas e emissão automática de notas fiscais.

11. Plataformas de recebimentos internacionais

Se as suas atividades são de prestação de serviços para clientes do exterior, as plataformas de remessas e recebimentos internacionais podem ser importantes, ainda que seja possível receber tais pagamentos por bancos digitais e tradicionais e casas de câmbio.

Essas plataformas são intermediadoras de transações internacionais, conectadas a contas bancárias do Brasil, e têm a proposta de mediar as operações com segurança e facilitar as tarefas financeiras dos prestadores.

12. Startapage

Para empresas de tecnologia e/ou cujo produto ou serviço é uma plataforma, o Startapage monitora o status de serviços e páginas e comunica incidentes e correções para os usuários e também para o negócio e seus profissionais.

Os principais benefícios do Startapage são a demonstração permanente do status de funcionamento de sistemas em local de fácil acesso e os avisos acerca da normalização de funções pós-incidentes, o que evita que diversos chamados sejam feitos desnecessariamente enquanto a equipe de tecnologia trabalha em correções.

Para necessidades e volumes de usuários, os valores vão de US$ 29 a US$ 1.499 por mês.

13. Aevo

Startups estão diretamente ligadas a novas ideias e inovação. Dentro disso, a proposta do Aevo é melhorar o gerenciamento de ideias e projetos que delas surgem, enquanto auxilia no aperfeiçoamento delas.

Uma das principais funcionalidades é a realização de ligação entre o negócio e outros que podem ajudá-lo a concretizar um novo projeto, o que é feito por meio de inteligência artificial que identifica ideias e soluções convergentes dentro de uma base de dados de 15 mil startups.

14. Amazon Web Services (AWS)

Um dos melhores ambientes de computação em nuvem e armazenamento de dados é o AWS, essencial para empresas que necessitam de uma infraestrutura de tecnologia. 

O serviço cobra apenas pelo que é efetivamente usado e existe também um nível gratuito de utilização das soluções.

15. Trakto

A Trakto conta com uma série de soluções focadas em design. O intuito é facilitar e agilizar, com redução de custos e mão de obra, a criação de sites, páginas de conversão, templates diversos e até mesmo aplicativos móveis.

Os produtos ajudam na criação de designs tanto para ações digitais quanto para físicas, como instalação de totem interativo em evento corporativo.

16. D-ID

Falando em ferramentas para startups e empresas em geral, não podemos deixar a inteligência artificial de fora, A D-ID é uma plataforma na qual o usuário pode criar vídeos e apresentações com rostos e vozes que interpretam textos, ideal para tutoriais, criação de base de conhecimento e até mesmo ações de marketing para produtos e serviços.

O uso dessa inteligência é gratuito por 14 dias. Após isso, os planos iniciam em US$ 5,99 ao mês.

17. Pickle

O que essa outra inteligência artificial faz é transcrever diálogos feitos em reuniões via chamadas de vídeo. Assim, as conversas podem ser consultadas posteriormente para que nenhum ponto importante seja perdido ou esquecido. Outro benefício é o registro de conversações tanto internas quanto externas, que podem ser necessárias no futuro para comprovações.

O Pickle integra com as principais ferramentas de chamadas de vídeo do mercado, custando a partir de US$ 48 mensalmente.

No seu negócio são utilizadas ferramentas para startups que não citamos e são extremamente positivas para os processos? Compartilhe nos comentários para enriquecer a nossa lista.

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