Pluga: parceira da ContabNET em automação para startups

Conteúdo do post

Para cada área de uma empresa existe um software para a realização de atividades e controle e movimentação de dados, o que pode causar a separação de informações relacionadas e a individualização de tarefas que deveriam cooperar entre si.

Tendo esse cenário comum em vista, oferecemos uma API que integra dados do backoffice automaticamente à contabilidade da empresa e nos tornamos parceiros da Pluga, que disponibiliza centenas de automações de processos e integrações.

Quer saber como essa parceria pode ajudar o seu negócio? Conheça as possibilidades que ela oferece à sua empresa e como se beneficiar delas.

O que é a Pluga

Focada em automatizar tarefas e integrar dados entre diferentes ferramentas, tudo de maneira simples e rápida, a Pluga desenvolveu e segue desenvolvendo uma série de automações para as startups integrarem seus softwares e fluxos de trabalho.

Dessa forma, o negócio não precisa digitar nenhuma linha de código para fazer diferentes ferramentas funcionarem de maneira cooperativa e compartilharem informações. Ou seja, além de reduzir custos e gasto de tempo com programação, as automações aumentam a produtividade e a qualidade dos procedimentos de setores diversos.

Como a parceria entre ContabNET e Pluga ajuda as startups

Integrando soluções

Na ContabNET atuamos com o Bkper, ferramenta que permite a contadores e clientes de escritórios contábeis trabalharem de forma colaborativa. E até o momento somos a única contabilidade online que oferece API para os clientes conectarem seus meios de cobrança e emissores de notas fiscais diretamente com o sistema de suas contabilidades.

O software apresenta aos clientes a escrituração contábil em linguagem fácil para o entendimento — como a do fluxo de caixa, por exemplo — ao mesmo tempo que dá ao contador todas as ferramentas necessárias para realizar lançamentos, elaborar demonstrações e realizar outras atividades necessárias ao cumprimento das obrigações legais de seu cliente.

O Bkper também facilita em muito a emissão de relatórios gerenciais pelo próprio cliente para sua gestão financeira e empresarial, documentos abastecidos com dados completos da escrituração e atualizados em tempo real. Além disso, a ferramenta qualifica processos internos por permitir que o cliente a integre a outras soluções.

Quanto à Pluga, que também trabalha com o Bkper, nos ajuda a oferecer ainda mais conexões para os clientes, suas contabilidades e demais áreas. Portanto, se a startup precisar de mais integrações para colocar seus procedimentos financeiros no automático e fazer o backoffice sem perder o controle de dados, a nossa parceira surge como facilitadora para todo esse ambiente e agiliza as atividades de maneira organizada.

Aliás, a parceria não oferece apenas possibilidades para rotinas administrativas e gerenciais, pois as automações abrangem tarefas e dados para áreas como:

  • marketing;
  • vendas;
  • análise de dados;
  • pesquisas;
  • armazenamento de dados em nuvem;
  • atendimento;
  • gestão de projetos.

Aumentando a escalabilidade da startup

Um negócio escalável deve ter a virtude da escalabilidade em todas as suas áreas, motivo pelo qual a tecnologia precisa ser aplicada da forma mais inteligente possível. Pelas aplicações que apresentamos até então no texto, é possível escalar os seguintes processos:

  • prospecção e aquisição de clientes;
  • criação, acompanhamento e atualização de status de projetos;
  • rotinas administrativas;
  • obrigações financeiras, contábeis e fiscais;
  • elaboração de relatórios e documentos legais e gerenciais.

A nossa API e as automações da Pluga ajudam a empresa a replicar procedimentos recorrentes da maneira mais saudável possível, já os deixando preparados para atenderem ao aumento de demandas consequente do crescimento do negócio.

Assim, ele pode ser escalável em todos as áreas. E, como sabemos, a escalabilidade é fundamental para manter uma estrutura de custos mais enxuta e garantir eficiência dos recursos humanos e tecnológicos, o que proporciona maior retorno sobre o investimento feito neles.

Por exemplo, ao eliminar a necessidade de contratar temporária ou integralmente profissionais de TI mantém-se a estrutura de custos bem menor, pois essa é uma área que, quando necessária, gera despesas relevantes. Ademais, projetos de TI podem ser bastante complexos e exigirem prazos de dias ou semanas para conclusão, que podem ser trocados pela integração automática ou aplicação da API — tarefas concluídas em poucos minutos.

Tornando as informações mais confiáveis e centralizadas

Alguma ferramenta que sua empresa utiliza pode, neste exato momento, emitir um relatório contendo todas as vendas do anterior e as efetivadas neste ano (separadas entre a receber e já recebidas)? A escrituração contábil pode mostrar isso, mas se ela não é atualizada em tempo real, recebendo informação das ferramentas que originam as vendas, ela sempre estará defasada.

Inclusive, voltando um pouco no processo, se as ferramentas utilizadas para prospectar e adquirir clientes não compartilharem os fatos com os softwares que oficializam as vendas, estes últimos precisarão de tarefas manuais para cumprirem suas atribuições. E é de conhecimento geral que a digitação humana é mais demorada e propensa a erros do que o compartilhamento automatizado.

Os dois exemplos que demos mostram como nem sempre as empresas contam com dados confiáveis ou têm facilidade para consultá-los. O grande problema é que quanto mais demora para isso ser constatado, mais transtornos podem se acumular e exigir retrabalhos futuros ou gerar prejuízos.

Precisa ter uma visão mais detalhada que inclua contexto? Siga adiante.

Exemplo de funcionamento da parceria para uma empresa

Observe o seguinte fluxo:

  1. um negócio é fechado no CRM;
  2. na automação de marketing, o contato que se tornou cliente é procurado para receber mudança de status e anotações;
  3. o responsável pelo fechamento do negócio procura outros profissionais para informá-los, pois eles terão de emitir novas notas fiscais e cobranças;
  4. os profissionais dos procedimentos administrativos enviam os documentos à contabilidade no fim do mês para o fechamento;
  5. a escrituração contábil é atualizada.

Agora, lembre que integrando tarefas e informações é possível pular do passo 1 para o 5 imediatamente, sendo que a primeira ação ativaria todas as demais e até outras . Suponhamos que a startup em hipótese, como ocorre com grande parte das empresas, utilize as seguintes ferramentas:

  • software de automação de marketing para gerenciar contatos de clientes em potencial (leads);
  • ferramenta de força de vendas para conduzi-las (CRM);
  • ERP para gestão empresarial e financeira;
  • emissor de notas fiscais;
  • sistema de emissão de cobranças aos clientes.

Diante desse cenário comum, a parceria pode fazer o seguinte:

  • Pluga: integrar informações entre ferramentas de marketing e vendas, pois ambas gerenciam leads e ajudam na aquisição de clientes;
  • Pluga: criar informações de vendas no ERP a partir de negócios fechados no CRM;
  • Pluga: criar cobranças no meio de cobrança a partir de negócios fechados no CRM;
  • Pluga: criar cobranças a partir de notas fiscais emitidas, e vice-versa;
  • API ContabNET: transformar notas emitidas em lançamentos contábeis no Bkper;
  • API ContabNET: transformar pagamentos recebidos pelo meio de cobrança em lançamentos contábeis no Bkper.

Em suma, a parceria abrange desde a prospecção de clientes até o faturamento, passando pelo processo de vendas e o fechamento delas.

Durante todo esse caminho, as automações e a API integram dados, eliminam tarefas manuais, agilizam etapas e melhoram a estrutura organizacional do negócio. Por fim, para análises gerenciais, a aplicação das tecnologias ajuda na criação de relatórios confiáveis, abrangentes e atualizados.

Por que a parceria foi celebrada e como aproveitá-la

Assim como a ContabNET, a Pluga busca qualificar os processos das startups e oferece soluções para empresas de todos os tipos escalarem suas tarefas. Outra característica que temos em comum é o gosto pela inovação e a aplicação prática de tecnologias para negócios funcionarem de forma mais inteligente, integrada e automática.

Diante disso, concluímos que a parceria era natural e lógica, positiva para ambos e para os clientes atendidos pelas duas partes. E como a Pluga conta com um programa de parceria com cujos princípios nos identificamos, resolvemos unir forças para oferecer soluções mais robustas e cooperativas.

Se você tem uma empresa e ficou interessado em qualificar e agilizar processos com nossa API e com as automações da Pluga, aproveite o código promocional que oferecemos para seu negócio contar com as dezenas de integrações do nosso parceiro.

plugins premium WordPress