Gestão financeira integrada: como a ContabNET qualifica empresas

Ter uma contabilidade perfeita e uma gestão das finanças orientada a resultados é um desafio, mas totalmente possível e benéfico à empresa. Basta que os procedimentos internos sejam bem planejados e executados e que se tenha um software de gestão financeira integrada que contemple todas as necessidades do negócio.

Neste post, vamos mostrar como tudo isso pode ser facilitado e por que nosso plano integrado qualifica a empresa que conta com a ferramenta e com nossa assessoria, além dos serviços contábeis habituais. Acompanhe-nos e entenda as práticas, os recursos e os benefícios.

Como funciona o software de gestão financeira integrada

Empresas que optam pelo plano integrado entre contabilidade e finanças passam a contar com o software. Dessa forma, a qualificação da gestão do negócio se dá pela integração entre as áreas e também pelos recursos com os quais a empresa passa a contar.

Emissão de notas fiscais eletrônicas

Dentro do mesmo sistema onde as finanças são gerenciadas, as notas fiscais podem ser emitidas. E pela integração existente, os dados das emissões automaticamente atualizam informações como faturamento no financeiro e registro de receitas na contabilidade.

Emissão de boletos com baixa automática

Ao invés de ter outra ferramenta para a emissão de cobranças, e pagar por ela, ou emitir boletos via banco, a empresa pode emiti-las no mesmo local da emissão de notas. E, como a baixa dos pagamentos é automática, não é preciso consultá-los frequentemente.

Registro de compras com baixa automática de notas

Cada nota fiscal emitida para o CNPJ da sua empresa é automaticamente transmitida à Secretaria da Fazenda de seu estado. Porém, seu negócio tem de esperar pela chegada delas por e-mail e fisicamente.

A partir do software de gestão financeira integrada, os documentos, assim que emitidos e autorizados pelo fornecedor, são baixados automaticamente pela ferramenta.

Conciliação bancária integrada à conta do banco

Conciliar movimentações bancárias, finanças e lançamentos contábeis é fundamental para qualquer empreendimento que queira ter uma gestão impecável. Por outro lado, pode ser muito demorado e até difícil buscar dados do banco, revisar os registros financeiros e depois conciliá-los.

Por isso, ter um sistema que gerencie as finanças e se integre à conta bancária é muito positivo. Ele garante que a empresa não esqueça de nenhum lançamento e agiliza em muito a tarefa de conciliação exata e frequente.

Controle de estoque

Todos os itens vendidos ou comprados pela empresa geram a emissão de notas fiscais. E é por meio do registro das emissões e da baixa dos recebimentos que o software mantém o controle de estoque — atualizando automaticamente os números a cada ocorrência. É  a forma mais simples e menos trabalhosa de gerir os itens.

Integração de contas a pagar e receber com compras e vendas

Da mesma forma que ocorre com o controle do estoque, a gestão de contas a pagar e receber é mantida pelas contas geradas em compras e vendas a prazo.

Gerenciar tais contas em tempo real na relação com as notas é necessário por diversos motivos, mas principalmente para evitar que a empresa fique inadimplente ou sofra com a inadimplência de clientes.

Integração contábil

Milhares de empresas mensalmente perdem muito tempo imprimindo ou coletando documentos digitalizados, classificando-os e os enviando aos seus contadores. E, além de contraproducente, isso facilita a ocorrência de erros e esquecimentos.

A integração, na prática, automatiza os envios ao escritório de contabilidade por meio da gestão financeira feita na ferramenta e de recursos como baixa e emissão de notas e conciliação. Por fim, evita-se que a escrituração contábil do negócio seja fechada com erros ou demora.

Fluxos de caixa diário e mensal

O fluxo é um dos mais importantes relatórios de controle financeiro, mostrando as entradas e saídas e o saldo da empresa. É essencial mantê-lo sempre atualizado e com números exatos para que o responsável pelo negócio visualize corretamente a situação financeira e faça projeções.

Para isso, o sistema auxilia o empreendedor na manutenção de seus números com exatidão e agilidade. Pois, como vimos, ocorre a automação dos registros de notas fiscais, contas a pagar e receber e conciliação bancária. Tudo isso faz com que os fluxos sejam atualizados e se mantenham confiáveis.

Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) gerencial

O DRE é um dos componentes do fechamento da escrituração contábil de cada ano. Mas, para gerenciar a empresa, acaba sendo ruim esperar o encerramento do ano para obtê-lo.

O relatório gerencial, como o nome sugere, relaciona receitas e despesas para que a empresa identifique seu lucro mensalmente e faça as projeções dos próximos meses. É tão confiável quanto o documento contábil de encerramento, mas voltado à frequência necessária para gerir a empresa.

Mobilidade e segurança de nível bancário

Como o software é online, pode ser acessado de qualquer local ou computador e até mesmo de um celular. Assim, o empreendedor não fica preso à sua mesa para visualizas informações.

Também, são feitas cópias de segurança automáticas na nuvem de dados, o que garante que nenhuma informação se perca em uma queda de luz ou outro problema. E, como os dados são armazenados em servidores online que contam com o mesmo recurso de segurança utilizado por bancos, é impossível que alguém não autorizado tenha acesso a eles.

Como funciona o plano integrado

Em suma, oferecemos serviços contábeis aliados ao software de gestão financeira integrada da nossa parceira Conta Azul, sistema mais utilizado entre micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Por conta da parceria, nossos clientes pagam menos do que as demais empresas para utilizarem todos os recursos que citamos acima e ainda outros específicos.

Além disso, prestamos nossa assessoria proativa para que clientes acionem as melhores práticas contábeis, financeiras e gerenciais.

Ilustra-02

Inicialização da integração contábil

Durante o processo de integração contábil, muitas vezes nos deparamos com situações como registros equivocados ou não realizados da melhor forma e métodos incompletos de controle de contas. E ambos os casos podem prejudicar a análise da gestão e também a integração.

Então, identificamos e sugerimos melhorias ao cliente para uma gestão mais precisa e da forma mais simples possível. Ou seja, antes de receber documentos e números, classificamos as movimentações do negócio para os lançamentos posteriores e estruturamos a contabilidade da melhor forma — integrada com as finanças.

Assessoria proativa

No plano integrado, os serviços não se limitam a registros, fechamentos, emissões de documentos e esclarecimento de dúvidas. Também assessoramos os empreendedores, e de forma proativa porque as sugestões normalmente partem de nós mesmos, algumas vezes para resolução de problemas que as empresas não sabem que têm.

Dessa forma, auxiliamos as tomadas de decisões, as análises contábeis e financeiras, a realização do planejamento tributário e a aplicação das leis trabalhistas.

Quais são os benefícios da integração entre finanças e contabilidade

Agora, vamos mostrar quatro dos principais benefícios que o plano integrado traz, todos eles sentidos nas práticas diárias de uma empresa e que geram resultados perceptíveis no curto prazo.

Ilustra-03

Otimização de processos

Os recursos do software de gestão financeira integrada junto à assessoria proativa tornam a empresa excelente em seus procedimentos gerenciais, financeiros e contábeis.

A gestão se torna mais profissional e todas as tarefas que envolvem principalmente as duas áreas são orientadas a bons resultados, exatidão e produtividade.

Melhor aproveitamento do tempo

Possuir uma ferramenta completa para as finanças e que tenha integração deixa tudo mais rápido, como citamos anteriormente. Isso, também, torna o negócio e seus funcionários mais produtivos. Então, todos têm mais tempo para dedicar a outras tarefas importantes e a tendência é que a empresa funcione cada vez melhor, sem atribulações.

Mais qualidade às informações

Quando a gestão das finanças é automatizada e acompanha em tempo real tudo o que pode fazer diferença para seus relatórios, inclusive dados futuros, não corre-se o risco de haver relatórios financeiros defasados.

Ou seja, tanto para documentos gerenciais consolidados quanto para projeções, a ferramenta garante a visualização de informações abrangentes e confiáveis.

Auxílio à tomada de decisões

Os benefícios colocados até agora, em conjunto, propiciam este último que estamos abordando.

Contar com procedimentos de gestão mais profissionais, sem atrasos e que resultam em relatórios confiáveis auxilia o responsável pela empresa a tomar decisões. Pois é preciso ter dados para embasá-las, a melhor forma de gerenciar o negócio sem achismos e reduzir a margem de erro do que se planeja.

Eleve os procedimentos internos à excelência e conte com um software de gestão financeira integrada completo. Solicite uma proposta personalizada do plano integrado para sua empresa.

Micro, pequenas e médias empresas, profissionais autônomos, que valorizam boas práticas de gestão financeira, e estão atentos as novas tecnologias.

Não tem nenhum custo adicional nos serviços contábeis, apenas o custo com o sistema.

Os melhores sistemas de gestão financeira on-line, possuem programas de parceria para estreitar ainda mais os pilares da solução.