20 livros sobre startups para inspirar a sua jornada empreendedora

Leitura sempre é algo edificante e que pode ensinar muita coisa. No caso de empreendedores, os livros sobre startups, negócios e grandes nomes do cenário empresarial podem ensinar muito sobre técnicas, estratégias e formas de evitar grandes erros.

Por isso, fizemos uma lista com 20 livros recomendados para donos de startups que ainda nem deram os primeiros passos ou que já estão no mercado ganhando as suas fatias.

1. The Lean Startup — Eric Ries

O autor deste livro é o criador do conceito de startup enxuta, que criou durante sua longa trajetória de sucessos e um insucesso inicial no cenário das startups dos Estados Unidos.

No livro Eric fala sobre a metodologia de gestão que permite a um negócio como uma startup ter mais chances de sucesso a partir de pilares como:

  • estrutura de custos enxuta;
  • processos dinâmicos e com a menor burocracia possível;
  • ciclos curtos de desenvolvimento de soluções;
  • entendimento aprofundado acerca dos clientes;
  • medição de indicadores constante e orientada a resultados.

Em vários momentos da obra o autor cita exemplos para ilustrar as ideias e técnicas que coloca e apresenta conceitos diferenciados em relação ao que geralmente se fala sobre validação de soluções e produto mínimo viável. Além disso, Eric leva em conta que startups, ou a maioria delas pelo menos, vivem em cenários de riscos e incertezas.

2. 10 Mil Startups — Felipe Matos

Felipe é o fundador da aceleradora Startup Farm e já apoiou mais de 10 empresas, fato no qual seu livro e o título da obra são baseados.

Em suma, o livro ensina como criar uma startup de tecnologia no Brasil e fazê-la crescer, abordando desde a fase de validação até o estágio de escala em alto nível. Para isso, o autor aborda dezenas de temas importantes para os negócios, como:

  • criação de um modelo de negócio;
  • captação de investimento;
  • gestão empresarial,;
  • gestão financeira;
  • captação de talentos e montagem de equipes;
  • medição de resultados e aplicação deles na administração.

3. Zero to One — Peter Thiel

O autor Peter Thiel é uma das mentes brilhantes responsáveis pela criação e pelo grande crescimento do Paypal. E foi exatamente esse feito, e as experiências obtidas com ele, que idealizou o De Zero a Um.

Basicamente, Peter acredita que o sucesso vem do monopólio, ou no mínimo de uma liderança de mercado gigante e que se assemelhe a isso — o que é uma ideia controversa. Segundo ele, competir faz com que a startup torne-se parecida com todas as demais e que os empreendedores devem buscar coisas novas, de preferência ainda não feitas, caso dele próprio e de ícones como Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

Em cima desses conceitos próprios, Peter ensina como pensar para criar coisas novas, revelar valores ainda não percebidos pela maioria das pessoas e empreender baseando-se em inovação.

4. The Startup Owner’s Manual — Steve Blank e Bob Dorf

A dupla que assina o quarto livro sobre startups deste post é formada por dois empreendedores seriais de sucesso no Vale do Silício e muito conhecidos na região entre investidores e profissionais de startups.

Tratando-se de um manual a respeito de startups, Steve e Bob abordam as principais diferenças entre uma metodologia inovadora de criação e crescimento de um negócio e as práticas mais comuns e antigas dos empresários. Com isso, a dupla ensina os leitores a empreenderem e inovarem com uma startup da maneira correta, ilustrando muitos dos seus ensinamentos com cases de sucesso.

5. Sprint — Jake Knapp

O grande foco de Sprint é o teste e a aplicação prática de novas ideias no ambiente das empresas inovadoras, universo no qual Jake está inserido, sendo parceiro de design da GV — antiga Google Ventures.

Valendo-se de ampla experiência na área e trabalhando com startups e empresas gigantes, o autor ensina o método utilizado pelo Google para, conforme diz a capa do livro, “testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias”.

6. The $ 100 Startup — Chris Guillebeau

Chris também é empreendedor, além de viajar pelo mundo, mas baseou um dos seus livros em pesquisa que fez com mais de 1.500 empreendedores de startups que iniciaram com pouco dinheiro. Inclusive, alguns começaram com até menos do que os 100 dólares escritos na capa.

O livro tem como objetivo mostrar que com motivação e inteligência é possível superar as dificuldades da falta de capital, ter sucesso nos negócios e até mesmo transformar paixões em fonte de alta renda. Além de expor muitos dados entre as aproximadamente 240 páginas, Chris atua como um motivador para empreendedores atuais e futuros.

7. Hooked — Nir Eyal

O livro Hooked foca na análise das emoções e do comportamento das pessoas como forma de planejar e desenvolver produtos com os quais o público irá engajar permanentemente, o que é essencial para a aceleração e o crescimento de qualquer empresa.

Nir, o autor, coloca em sua obra percepções e técnicas que adquiriu após ser CEO de dois negócios de sucesso. Atualmente, é um renomado consultor de design comportamental e investe em startups.

8. Business Model Generation — Alexander Osterwalder

Como primeiro profissional a propor o método Business Model Canvas, o suíço, que já fundou um negócio de tecnologia e uma consultoria internacionalmente reconhecida — a Strategyzer —, lançou seu livro como um guia para utilização correta do método de desenvolvimento do modelo de negócios.

O intuito de Alexander no livro é ajudar os empreendedores a validarem seus negócios aplicando a metodolodia da maneira mais simples e eficiente possível.

9. The Innovator’s Dilemma — Clayton Christensen

O professor de Harvard e autor do livro atenta ao fato de que as empresas, sejam startups ou não, devem inovar em quesitos como gestão, atendimento ao cliente, administração de pessoas e tantos outros — não apenas tendo soluções inovadoras.

Fazendo uso de cases de sucesso e fracasso de grandes empresas, Clayton busca chamar atenção à necessidade de entender corretamente a disrupção no ambiente corporativo e ajudar administradores que se deparam com os dilemas gerados pela inovação interna de um negócio ou externa, ocorrendo em um mercado.

10. The Four Steps to the Epiphany — Steve Blank

Agora assinando um livro sozinho, Steve aborda pontos específicos da gestão de um negócio novo/inovador que busca se consolidar e crescer, focando especialmente em critérios como:

  • criação e desenvolvimento de produtos;
  • relacionamento com os clientes;
  • plano de negócios;
  • estratégias de marketing e vendas.

11. Tools of Titans — Tim Ferriss

Além de escrever livros sobre startups, Tim também é investidor-anjo, empreendedor e tem um podcast de muito sucesso nos Estados Unidos, o Tim Ferriss Show, recebe convidados conhecidos internacionalmente para falar sobre startups, empreendedorismo e temas correlatos.

Com tanta bagagem, Ferriss compilou ideias discutidas em entrevistas de seu podcast, unindo-as a suas experiências, para transmitir conhecimentos e percepções práticas de cases de sucesso e fracasso aos leitores.

12. Getting (More Of) What You Want — Margaret Neale

A premiada professora de administração na Stanford Graduate School of Business assina o livro no qual ensina que negociadores deixam espaços que a outra parte pode aproveitar. Assim, vendedores, sócios e quaisquer outros profissionais que negociam em startups, e usam a negociação para o crescimento, podem obter mais sucesso com os ensinamentos de Margaret.

O título, que em português literal é Obtendo (Mais de) o Que Você Quer, ilustra bem a finalidade da autora em escrever a obra.

13. Checklist: How To Get Things Right — Atul Gawande

Diferentemente dos demais autores, Atul não está inserido no mundo das startups. Gawande é cirurgião e expert em produtividade, que acredita que profissionais de qualquer área podem ser mais produtivos, eficientes e inteligentes aplicando checklists. Então, ele instrui o uso do método para a obtenção de resultados logo no curto prazo.

14. The Hard Thing About Hard Things — Ben Horowitz

Ben foi cofundador da gigante Andreessen Horowitz e CEO da Opsware, que também ajudou a fundar, quando estourou a famosa bolha das ponto com nos Estados Unidos.

Com essa história de dificuldades e sucesso, aprendeu que a realidade do empreendedorismo às vezes passa muito longe da teoria e que alguns momentos, e dúvidas, são muito mais difíceis do que as pessoas imaginam. Por isso, escreveu esse livro no qual apresenta aos leitores a dura realidade de empreender e de criar e manter startups.

15. Originals: How Non-Confoirmists Move The World — Adam Grant

Esse professor de Harvard é um estudioso reconhecido no ramo dos recursos humanos. E foi um de seus estudos que suscitou a criação do livro, no qual ele demonstrar como o não conformismo, aliado a técnicas específicas, pode ajudar pessoas a serem realmente inovadoras e criativas — originais — independentemente da área na qual estejam inseridas.

16. The Effective Executive — Peter Drucker

Falecido em 2005, Peter deixou um grande legado acadêmico e é considerado o pai da administração moderna. Nesse livro, que é apenas um dos que escreveu, Drucker aborda a gestão de tempo e como administradores podem fazer mais e melhor, por meio de planejamento, organização e inteligência, em menos tempo.

17. How to Win Friends and Influence People — Dale Carnegie

O já muito conhecido no Brasil, e traduzido, Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas, já tem mais de sessenta anos de publicação e ainda é muito procurado por profissionais de vários mercados.

Em suma, Dale ensina no livro como agradar e influenciar as pessoas, além de maneiras de lidar com elas em diferentes situações. Por isso, é uma leitura edificante tanto para o âmbito profissional quanto para o pessoal.

18. Value Proposition Design — Alexandre Osterwalder

Alexandre novamente aborda o entendimento acerca do público para que uma startup gere valor aos clientes desenvolvendo soluções bem direcionadas a eles. É mais uma criação literária de muito valor para empreendedores que estão em fase de validação nas suas empresas e planejando ou desenvolvendo seu MVP.

19. A Estratégia do Oceano Azul — W. Chan Kim

O sul-coreano Kim é professor no Instituto Europeu de Administração de Empresas e já superou as 3,5 milhões de cópias do seu livro, traduzido até o momento para o português e mais 42 idiomas.

Conforme ele coloca no livro, a concorrência é um oceano vermelho de sangue e separar-se dela é encontrar seu grande e desejado oceano azul. Com base nesse pensamento e em 150 técnicas estratégicas, o livro ajuda os leitores a tornarem a concorrência um fator menos relevante para o sucesso com a construção de um caminho menos explorado para o crescimento.

20. Elon Musk — Ashlee Vance

Para quem se interessa no bilionário e gênio por trás da Tesla e da Space X, Elon Musk é um livro muito recomendado. Nele, o jornalista de tecnologia Ashlee aprofunda-se na vida pessoal e profissional de Musk e abre ao público detalhes de suas realizações e de seu dia a dia que normalmente não estão na mídia.

Você tem mais algum livro sobre startups para indicar? Já leu algum dos citados acima e quer dar a sua opinião? Deixe sua indicação ou sua resenha nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×