Quais são os serviços prestados por um escritório contábil?

Conteúdo do post

Os serviços de um escritório contábil são fundamentais para a manutenção de qualquer empresa, que precisa cumprir obrigações e aperfeiçoar a gestão continuamente. Porém, no momento de escolher um prestador não basta procurar por profissionais e empresas da área, é necessário saber como eles podem ajudar o negócio.

Por isso, preparamos este post explicando quais são os serviços que um escritório pode prestar para você verificar a disponibilidade deles quando pesquisar por um prestador. Assim, você ficará livre de cometer um erro que muitos empreendedores cometem — saber com quais serviços não pode contar após a efetivação da contratação.

Leia o conteúdo até o fim e fique preparado para procurar um escritório que atenda a suas necessidades completamente.

Abertura de empresa

Formalizar o negócio é um dos primeiros passos do empreendedorismo, o que requer auxílio especializado para o empreendedor passar pelas etapas de abertura com sucesso. Contudo, não é apenas esse o papel do contador.

Na abertura de um negócio os serviços de um escritório contábil incluem ajuda para:

  • Definição do melhor tipo de empresa para formalização;
  • Definição dos códigos de atividade do negócio;
  • Entendimento das alíquotas de impostos a pagar futuramente e do melhor regime tributário para enquadramento;
  • Escolha de indicadores financeiros para gestão do negócio pós-abertura;
  • Escolha de plano de serviços contábeis mais adequado ao empreendimento.

Ou seja, o dono da empresa conta não só com a abertura, mas com uma assessoria que fará diferença positivamente assim que o negócio estiver juridicamente apto a funcionar.

Alterações contratuais

Por diversos motivos pode ser necessário fazer mudanças nos documentos da empresa, como contrato social, Inscrição Estadual, CNPJ ou alvará.

Independentemente do motivo, o contador também deve ser buscado para realização de alterações por conta das necessidades de entendimento da legislação e de procedimentos necessários à efetivação.

Escrituração contábil

Esta obrigação da empresa não significa apenas registrar as movimentações financeiras e provisões e emitir os livros e documentos contábeis.

Antes disso, é preciso ter organizados documentos e informações que dão base à escrituração. Já durante o processo as seguintes tarefas garantem a realização da escrituração corretamente e de acordo com as normas contábeis:

  • Seleção dos documentos idôneos para base da contabilidade;
  • Conciliação bancária;
  • Conferência de débitos e créditos após os registros;
  • Emissão de balancetes mensais de conferência.

Na ContabNET, todo esse processo foi modernizado e integrado à gestão financeira com tecnologias específicas explorando o potencial da inteligência artificial, da integração com aplicativos e outras funcionalidades.

Consequentemente, a contabilidade online torna a escrituração muito simples também para o empreendedor e promove a colaboração entre ele e o contador. Isso permite ao responsável pela empresa acompanhar sua contabilidade mais de perto e utilizá-la na gestão do negócio.

Emissão de guias de impostos

É o processo de apurar os tributos da empresa e entregar as guias de pagamento ao empreendedor.

Em meio a isso, o escritório observa se a carga tributária é adequada ou se outro regime de tributação faz mais sentido ao empreendimento.

Processamento da folha de pagamentos

Trata-se de mensalmente apurar e emitir:

  • Os contracheques de funcionários;
  • Os pró-labores de sócios, ou recibo de pró-labore único do proprietário;
  • Guias de INSS, FGTS e imposto de renda retido na fonte;
  • Relatórios dos dados da folha para o Fisco trabalhista;
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No processamento da folha de pagamentos também estão inclusos os procedimentos para efetivação do 13° salário e dos pagamentos de férias.

Admissões e demissões de funcionários

Na admissão, a cargo da contratante dos serviços de um escritório contábil ficam apenas a seleção, os cuidados com exames admissionais e a assinatura da carteira. Todas as demais tarefas, com informações e documentos fornecidos por contratante e contratado, são feitas pelo escritório.

Já na demissão o empreendedor apenas precisa assinar a rescisão e efetivar os pagamentos rescisórios e de direitos trabalhistas. No caso, fica por conta da contabilidade emitir os documentos a serem assinados e realizar os cálculos.

Entrega de obrigações acessórias

É o serviço que garante que as obrigações acessórias, como declarações, serão entregues aos órgãos públicos que as exigem.

Uma dessas declarações, por exemplo, é a Declaração de Informações Fiscais e Socioeconômica (DEFIS), exigida de optantes pelo Simples Nacional.

Outras duas são a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com dados da folha de pagamentos, e a Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF), informando todos os pagamentos e recebimentos com imposto de renda retido.

Para isso, o contador utiliza dados que possui sobre o negócio, como em relação a funcionários, faturamento e tributos apurados, e solicita outros, como saldos de contas bancárias, ao responsável pelo negócio.

Emissão de Certidões Negativas de Débitos (CNDs)

Essas certidões, emitidas online pelos sites de órgãos públicos, provam que o negócio está em dia com suas obrigações tributárias e acessórias.

É um serviço que muitas vezes não é oferecido, ou somente é oferecido com cobrança de taxa pela prestação. Porém, incluímos a emissão das CNDs em nossas soluções por compreendermos que são documentos importantes aos quais o acesso não pode ser dificultado.

Assessoria para planejamento tributário

Pelo planejamento tributário a empresa pode encontrar formas de entregar menos obrigações acessórias e reduzir impostos por meio de ações diversas que a legislação permite.

É outro serviço que muitos escritórios não prestam, ou apenas prestam mediante cobrança adicional. Na ContabNET, pela forma como entendemos a contabilidade e sua importância, incluímos tal assessoria no rol de serviços entregues a todos os clientes.

Assessoria proativa para gestão financeira

gestão financeira integrada à contabilidade é extremamente benéfica e qualifica em muito o gerenciamento de um negócio. Portanto, oferecemos um pacote de serviços de contabilidade integrada e nele incluímos a assessoria proativa em finanças.

Em resumo, esse tipo de auxílio serve para aperfeiçoar continuamente a gestão da empresa com a ajuda do contador, que de posse de dados diversos sobre ela consegue ter percepções e ideias para melhoria organizacional. A partir das análises o profissional contábil instrui o empreendedor, que pode agir para qualificar o negócio ou resolver problemas antes mesmo de tê-los e identificá-los.

Encerramento de empresa

Na hipótese de a empresa precisar ser fechada o contador também é o profissional que tem de realizar o procedimento — pelos mesmos motivos que o escritório precisa ser procurado para abertura ou alteração. Do contrário, erros podem ser cometidos e o processo se torna mais caro e demorado.

Agora que você conhece os serviços de um escritório contábil já sabe quais sua empresa necessita ou não e está melhor informado para escolher o seu prestador. Mas há outros critérios importantes para essa tomada de decisão, como saber quais formas de atendimento o escritório disponibiliza. Então, leia o guia para escolher a melhor contabilidade online e acerte em sua contratação.

3 comentários em “Quais são os serviços prestados por um escritório contábil?”

  1. Vana Guiomar de Queiroz

    Boa tarde. Estou querendo trabalhar com contabilidade, mas um pequeno negócio, individual, e estou pesquisando a área da contabilidade: fiscal, trabalhista, não sei, quero começar e não sei como… vocês podem me ajudar? Sou contadora e me aposentei recentemente. Não tenho experiência com a contabilidade privada.

    1. Graziele David Batista

      Olá Vana, boa tarde!
      Muito obrigada por estar nos acompanhando por aqui.
      Começar a gerir a prestação de serviços sejam eles de quaisquer natureza exige estudo e afinidade com o objeto a ser estudado.
      Para podermos te ajudar ainda mais, assine nossa newsletter aqui na lateral superior desta página e mantenha-se informada com nossas novidades e assuntos.
      Ah, e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais também.

      Cordialmente,
      Graziele David
      Costumer Success

  2. Boa tarde
    Sou contador recém formado e quero iniciar um escritório de contabilizado, não tenho experiência na prática na contabilidade de empresas, é sim um pouco de experiência no setor público.Quero orientação de como iniciar.

Comentários encerrados.

plugins premium WordPress