Gestão de pessoas: os pilares e principais resultados

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As principais responsabilidades da gestão de pessoas são desenvolver os profissionais do negócio e no dia a dia promover a melhor aplicação do capital humano. Por isso, delegar funções e dar ordens não configuram gestão, até porque atualmente a liderança e o engajamento por parte dos superiores são aspectos mais importantes e saudáveis do que relações de chefia e subordinação.

Prosseguindo, vamos explicar os pilares da gestão e alguns dos resultados que podem ser esperados.

Pilares da gestão de pessoas

Motivação

Algumas das principais práticas compreendidas por esse pilar são feedbacks, estabelecimento de metas, promoção de bom ambiente interno e contrapartidas ao alcance de objetivos e resultados que os profissionais entregam à empresa. Em conjunto, as diversas ações e estratégias trabalham em partes diferentes do todo que é o pilar de motivação.

Por exemplo, a concessão de feedbacks dá aos funcionários reconhecimento por suas qualidades e habilidades, enquanto os ajuda a melhorar e crescer com observações e dicas. Já o estabelecimento de metas influencia as pessoas a se manterem engajadas com os objetivos empresariais e buscarem as melhores performances.

Outro ponto citado, a promoção do bom ambiente de trabalho é fundamental para o negócio não ter trabalhadores insatisfeitos e infelizes, o que os afeta individualmente e prejudica os processos empresariais. E as contrapartidas, bonificações, comissões e benefícios, recompensam os profissionais pelos resultados que produzem e geram motivação para que mantenham as boas entregas por meio de justas recompensas.

Comunicação

A comunicação precisa partir dos gestores para os membros de suas equipes e também ocorrer da forma contrária, pois os funcionários precisam ter autonomia para dar feedbacks sobre seus setores, sugerir mudanças e melhorias, expor novas ideias e argumentarem de outras formas.

Uma boa comunicação também elimina ruídos, evitando erros e desentendimentos em momentos-chave e nas rotinas mais comuns, além de qualificar a integração entre profissionais de departamentos distintos, que em alguns momentos precisam compartilhar documentos, informações, ideias e desenvolvimento de ações.

Profissionais que sentem que não têm voz podem ficar desmotivados (os pilares da gestão de pessoas se interligam), ainda deixando de qualificar os processos do negócio e a si próprios por não proporem inovações e testes.

Liderança

Exercer a liderança é muito mais que dar ordens e cobrar a conclusão das tarefas anteriormente demandadas. Se trata de ações como:

  • organização do trabalho de forma a não sobrecarregar ninguém e nem subutilizar talentos;
  • delegar tarefas para as pessoas certas;
  • saber dar feedbacks, fazer alertas, indicar defeitos e solicitar trabalhos melhores;
  • dar exemplos práticos de eficiência, ética e outras virtudes desejadas na equipe;
  • alocar recursos financeiros e materiais sem permitir faltas e sobras para ninguém;
  • prestar auxílio em momentos de alta demanda ou de dúvidas e dificuldades por parte dos assistentes;
  • identificar pontos fortes e fracos das pessoas e trabalhá-los;
  • compartilhar conhecimento e fortalecer essa cultura no grupo;
  • representar a equipe e defender seus interesses perante outros gestores e superiores da diretoria.

Cooperação

A cultura cooperativa visa melhorar a fluência do trabalho em equipe, criar engajamento entre superiores e inferiores e integrar os funcionários à tomada das decisões e ao desenvolvimento de estratégias de setor.

Mais um objetivo do pilar de cooperação é estimular a proatividade entre os trabalhadores, fazendo-os entender a importância da atuação das outras pessoas e os desafios de cada profissional, com atitudes de percepção e oferecimento de ajuda a outros para realização de trabalhos com soma de inteligência e mais agilidade.

Capacitação e desenvolvimento

Não se pode ter gestão de pessoas sem pensar na melhoria constante de suas habilidades e no desenvolvimento de líderes, o que gera ganhos para elas próprias e, consequentemente, para a empresa.

Na parte de capacitação temos os treinamentos introdutórios para introdução de novos contratados e a educação continuada, importante para as pessoas manterem habilidades e conhecimentos em dia mas também para desenvolverem novas virtudes e entregarem ao negócio mais produtividade e resultados.

Já o desenvolvimento de líderes precisa de percepção em relação ao perfil e às capacidades de cada funcionário, identificando aqueles que podem assumir postos de liderança e trabalhando suas potencialidades de gerenciamento e comunicação para serem talentos cada vez mais valiosos e estratégicos.

Principais resultados de uma boa gestão de pessoas

Menor turnover e redução de custos

A rotatividade de funcionários afeta o funcionamento da empresa porque as equipes precisam ser frequentemente refeitas, com novos treinamentos a empregados recém contratados, que ainda não estão a par totalmente de objetivos, processos e atividades-chave. Quando ela é alta, as metas são mais dificilmente atingidas e demandam mais tempo para isso, pois se perde em agilidade e pensamento estratégico, virtudes que precisam ser reconstruídas com os novos profissionais.

Além das perdas operacionais e estratégicas, existe a perda financeira, pois demissões têm custo, que soma-se às despesas das contratações de reposição, aumentando muito o quanto representa a folha de pagamentos dentro da estrutura de custos geral.

Retenção de talentos

Com um ambiente de trabalho melhor, identificação e desenvolvimento daqueles que se sobressaem, reconhecimento financeiro e condução mais eficiente da mão de obra disponível, as chances são menores de ocorrerem pedidos de demissão por conta de desmotivação, insatisfação ou recebimento de propostas de trabalho melhores vindas dos concorrentes.

Melhores resultados nos processos seletivos

Como a gestão de pessoas estabelece uma cultura de colaboratividade, e fortalece entre as equipes os pontos da cultura corporativa, o processo de recrutamento e seleção é mais preciso e eficiente na escolha de candidatos que apresentam habilidades e conhecimentos requeridos, mas que também têm perfil que se alinham aos valores e às políticas do negócio.

Empresa mais competitiva

A maior parte dos processos de uma empresa fica a cargo da mão de obra dos funcionários e não de gestores e da diretoria. Portanto, se essas equipes são mais produtivas, entregam mais estrategicamente e se mantêm em longo prazo, a eficiência e a qualidade aplicadas em rotinas internas e nas atividades fim são maiores, garantindo um funcionamento melhor e mais satisfação por parte dos clientes.

Junto à redução de custos consequente do menor turnover, há mais recursos à disposição da empresa para investir em expansão, melhoria de produtos ou serviços e outros pontos que influenciam em crescimento no mercado.

Na sua empresa, como a gestão de pessoas é feita? Deixe seu comentário ou opinião abaixo.

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