Cuidados na contratação do primeiro funcionário da startup

Conteúdo do post

Mais do que oferecer um salário e procurar alguém com determinadas habilidades, a contratação do primeiro funcionário envolve questões legais e de gestão que precisam receber a devida atenção, já preparando o terreno para o aumento da equipe no futuro.

São cuidados tanto para proteger a empresa quanto para promover o bom desempenho dos profissionais admitidos, que você verá a seguir.

Tipo de contratação

Existem mais de 10 formas de contratação, como home office, temporária e por regime de produtividade, para atender às diferentes necessidades das empresas.

Além de fazer o tipo de contratação mais adequado ao negócio, é preciso observar como o formato escolhido impacta em direitos do profissional, obrigações da empresa e aspectos trabalhistas. São esses os motivos pelos quais essa deve ser a primeira decisão a ser tomada para a admissão pretendida.

Definição do salário

Os empreendedores podem querer pagar o melhor salário do mercado e pretenderem ganhar o selo Great Place To Work, mas se recém o primeiro empregado está sendo admitido significa que o negócio é pequeno e conta com finanças enxutas. Então, se decidirem pagar três ou quatro vezes, por exemplo, a média para o cargo, podem ter dificuldades de manter esse nível de remuneração a partir de um segundo contratado e até mesmo para esse primeiro em longo prazo.

Antes da definição, o ideal é criar um plano de cargos e salários, ainda simplificado, para balizar a alocação dos próximos contratados nas funções e a definição das remunerações. Uma prática comum e recomendada é pesquisar uma média de mercado e ajustar os valores em relação a pontos como exigências de currículo, cargo disponível e possibilidades financeiras da empresa.

Processo de recrutamento e seleção

Se a empresa está em bom ritmo de crescimento ou recebeu investimento, logo precisará aumentar a equipe. Então, um processo de recrutamento e seleção vai ajudar o negócio a acertar nas admissões desde a contratação do primeiro funcionário.

Esse trabalho define critérios e práticas como:

  • canais de busca de profissionais;
  • perfil de profissional para cada função;
  • experiências e habilidades desejadas;
  • perguntas da entrevista de admissão;
  • práticas vedadas para filtro de recrutamento e seleção de candidatos;
  • forma e conteúdo dos textos publicados;
  • informações exibidas nos anúncios de vagas.

Leis trabalhistas

É comum e recomendável que a startup tenha assessoria jurídica e contábil para lidar com obrigações trabalhistas e outros fatores legais e burocráticos. Porém, mesmo assim, é preciso entender pelo menos alguns critérios da legislação trabalhista, como principais direitos dos funcionários e práticas vedadas ao empregador, para evitar que erros sejam cometidos e o negócio seja até mesmo processado.

Um dos fatores mais importantes em termos legais refere-se aos prazos que a empresa tem para as rotinas trabalhistas, como para pagamento do salário, devolução da carteira de trabalho na admissão, quitação de férias e demais obrigações. Isso porque atrasos para essas rotinas estão sujeitos à obrigação de pagamentos adicionais em favor dos funcionários.

Impacto financeiro total

O impacto de uma admissão nas finanças não se refere apenas ao que é pago como salário, pois existem os encargos. Um deles é o Fundo de Garantia, equivalente a 8% do salário bruto e pago pela empresa, sem desconto do valor na folha de pagamentos. Já a contribuição previdenciária (INSS) não precisa entrar no cálculo, pois sempre é descontado da remuneração do profissional.

Caso a empresa não seja optante pelo Simples Nacional, há ainda a Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) calculada sobre o total de salários da folha em 20%. Ou seja, a contratação eleva o valor do encargo em 20% da remuneração do contratado.

Documentação

Uma admissão demanda uma série de documentos, como para exame admissional, contrato de trabalho e documentação referente a vale transporte. E na pós-contratação há outros documentos que precisam ser providenciados, como aviso e recibo de férias.

Nesse sentido, o ideal é buscar junto ao contador a lista de todos os documentos a serem produzidos e em quais momentos cada um deles é necessário, listando as periodicidades, especificidades e nomes dos documentos em um controle interno a ser consultado.

Onboarding de integração

Onboarding de funcionário é um processo desenhado para sua ambientação ser eficiente e rápida, sem interrupções para a empresa e ajudando o profissional a alcançar a melhor performance. Trata-se de entender regras internas, suas atribuições e expectativas para o seu trabalho, as ferramentas utilizadas e demais componentes do negócio.

Ter um onboarding desde a primeira admissão é útil para ter percepções sobre o processo, qualificá-lo e fazer a integração dos próximos empregados com ainda mais eficiência e rapidez.

Claro que para um primeiro empregado o processo será simples, sem muitas etapas, e rápido, mas já o suficiente para que o contratante não fique perdido em relação a como agir para atribuir algo ao profissional e também para que o funcionário não fique com excesso de dúvidas e sem saber o que fazer em vários momentos.

E para se informar mais sobre temas importantes relacionados à contratação do primeiro funcionário, dos demais e de relações trabalhistas em geral, assine a newsletter do blog.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress