Como escolher um contador para declaração de imposto de renda

Conteúdo do post

Você que enquadra-se em um dos quesitos de obrigatoriedade da declaração do IR precisa de um contador para a declaração do imposto de renda. Mas como escolher o melhor profissional?

Neste post, vamos mostrar a importância de procurar um profissional contábil, como escolhê-lo e quais são os benefícios de contar com um especialista na área.

Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura!

Como escolher o contador para a declaração de imposto de renda?

Identifique se o contador faz parte de um escritório confiável

Antes de escolher o contador, procure informações sobre o escritório no qual ele trabalha e veja se é confiável.

Consiga informações sobre seu histórico profissional, verifique há quanto tempo o contador trabalha na área e não se esqueça de ver se esse profissional atende algum nicho específico.

Verifique se o escritório é especialista no assunto

Outra dica é verificar se o escritório no qual o profissional trabalha é especialista em imposto de renda.

Contar com um profissional especializado torna mais fácil encontrar pessoas preparadas e experientes para resolver possíveis imprevistos que possam surgir durante a sua declaração de imposto de renda.

Na ContabNET, por exemplo, mantemos um blog no qual postamos artigos sobre os assuntos mais variados, inclusive IR, e mostramos a expertise de nossos profissionais nos mais diversos assuntos contábeis.

Veja se o profissional tem inscrição regular no CRC

O registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é uma obrigação para quem trabalha na área contábil, pois essa inscrição é que permite o exercício da profissão de contador.

O registro é a prova que o profissional trabalha legalmente na área, não tem problemas por desrespeitar processos legais e está em dia com as normas contábeis.

Observe se serviços adicionais são oferecidos

Antes de escolher um contador, identifique se há algum serviço adicional além da elaboração e da entrega da transmissão do imposto de renda. É importante levantar o custo dos honorários e lembrar que nem sempre o menor preço significa o melhor serviço prestado.

Muitas vezes, o barato sai caro. Por isso, você deve saber que o escritório com mais infraestrutura e qualidade cobra um valor mais alto, porém, os melhores profissionais custam mais.

Portanto, avalie os honorários, preste atenção à média no mercado e conte com uma assessoria contábil que tem um excelente custo-benefício. Desconfie dos escritórios que cobram valores muito baixos e faça a escolha baseada nas suas necessidades, sem que serviços importantes deixem de ser disponibilizados a você.

Leve em consideração a qualificação do profissional e lembre-se que um bom contador garante a sua segurança e o auxilia na prevenção contra transtornos futuros.

Conheça o atendimento do escritório

Saiba quais meios são disponibilizados para atendimento aos clientes, pois às vezes apenas ferramentas que podem atrasar a comunicação são colocadas à disposição — caso do e-mail, cujas mensagens podem demorar a serem visualizadas.

Veja se existe a possibilidade de entrar em contato com os profissionais do escritório por meios como Skype e telefone, que permitem a conversação de forma imediata e direta.

Busque referências

Procure se informar sobre o contador e peça referências de clientes atendidos pelo escritório, principalmente utilizando a internet como fonte de pesquisa.

Busque informações sobre o contador e o escritório de contabilidade nas redes sociais ou no site do local. Você pode encontrar comentários de clientes com elogios ou reclamações, o que dá uma ideia de como é a prestação dos serviços.

É possível, ainda, no Google, fazer uma pesquisa rápida para saber se o contador tem algum processo judicial contra ele, o que se for constatado serve como referência negativa para na hora excluir um profissional pesquisado e evitar problemas.

Quais são os benefícios de contar com um profissional contábil?

Esclarecimento de dúvidas

Um dos maiores benefícios de contratar um contador para a elaboração do imposto é que o profissional poderá esclarecer todas as suas dúvidas durante o processo.

Lembre-se que você poderá ter dificuldades com termos técnicos e que uma informação errada poderá lhe trazer sérias consequências, pois essa declaração poderá cair em malha fina.

Outro benefício que se enquadra neste âmbito é saber o que declarar ou não. E nisso, o contador o ajudará com questões relativas a bens adquiridos, resgate de aplicações financeiras, pagamento de previdência privada e até a recebimento de herança.

Prevenção contra queda na malha fina

Conforme mencionamos, muitas dúvidas podem surgir na época de preparação e entrega do imposto de renda. E se essa declaração for a do modelo completo, os problemas gerados por informações erradas ou inexatas podem ser bem maiores.

No modelo completo, você deve observar diversas situações patrimoniais, seus investimentos, seus dependentes, as fontes pagadoras, os convênios odontológico e médico e outras informações e particularidades.

É preciso ter muito cuidado diante de todos esses dados, pois um deslize pode fazê-lo cair na malha fina da Receita Federal. E por mais que você tenha boa fé, dependendo da informação equivocada a multa pode chegar a 125% do valor do imposto calculado no documento.

Segurança legal

Você deve escolher um bom contador para lhe dar mais segurança no momento de atender às obrigações legais, pois ele é quem poderá lhe dar o devido auxílio, não importando se a sua declaração é simplificada ou completa.

O profissional é habilitado e capacitado para ajudá-lo em tudo o que você precisar e terá todo o cuidado e a responsabilidade necessários para ajudá-lo na prestação de contas com a Receita, já que ele sabe que ali está tudo o que é referente a sua vida financeira.

Além de tudo, o fato é que o contador é quem conhece bem o funcionamento do IR e pode guiar você por todas as etapas necessárias assertivamente, desde a junção da documentação necessária.

Agora que você já sabe como escolher um contador para a declaração do imposto de renda poderá encontrar o profissional certo para você.

E se quiser saber melhor como podemos ajudá-lo, além do oferecimento de nossos profissionais especialistas, conheça as soluções de IRPF da ContabNET!

plugins premium WordPress