Escritório de contabilidade: como escolher o melhor

Conteúdo do post

Entregar diversas e grandes responsabilidades do seu negócio a um escritório de contabilidade é uma tarefa que exige cuidado. Pois é necessário encontrar um prestador de serviços que esteja preparado para as necessidades mais diversas de empresa e empreendedor.

Além disso, pelo fato de o mundo empresarial estar cada vez mais competitivo, o ideal é ter a contabilidade como um agente adicional de crescimento. Porém, nem todos escritórios funcionam dessa forma e vários empresários ainda não se preocupam com isso.

Com este post, vamos mostrá-lo tudo o que você precisa procurar em um escritório contábil que seja o melhor para a empresa. E também quatro erros que você não pode cometer neste momento.

Conheça as formas de atendimento oferecidas

Um grande problema pelo qual muitos contratantes de serviços passam é precisar de suporte e não ter o auxílio esperado. Passando isso ao dia a dia do empreendedor, pode significar transtorno no momento de fechar uma venda e emitir nota fiscal, pagar impostos ou até tomar uma decisão importante.

Portanto, o escritório contábil escolhido deve ser um que ofereça diversas formas, e rápidas, de atendimento. Isso quer dizer, além de um endereço de e-mail, oferecer chamadas via Skype, telefone, redes sociais, WhatsApp de equipe de atendimento e até chat.

Procure um escritório de contabilidade que entenda do seu ramo

As empresas de diferentes ramos de atuação têm diferentes obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas. Por isso, confiar esses procedimentos a um prestador que não tenha qualquer conhecimento sobre o seu mercado pode ser perigoso.

Procure um escritório que tenha clientes da mesma área que a sua. Caso não seja possível ver no site da empresa quais clientes ela tem, veja se existe um blog e identifique suas especialidades pelo conteúdo gerado nele.

Contadores que dedicam-se aconhecer melhor tipos específicos de negócios, como escritórios de advocacia, prestadores de serviços de TI e empresas de arquitetura, atendem melhor à demanda de seus clientes. E estes, por consequência, podem gerenciar seus empreendimentos com mais tranquilidade.

Procure contar também com assessoria financeira

A gestão financeira da empresa é tão importante quanto a contábil. Ou seja, contar também com ajuda para gerenciar bem o dinheiro e os gastos faz tanto sentido quanto contratar um prestador para cumprir com as obrigações legais.

Além disso, é preciso atentar ao fato de que as movimentações e os controles e relatórios contábeis e financeiros têm relação entre si. Então, o ideal é que a gestão de ambos os quesitos seja integrada. Dessa forma, o gerenciamento empresarial torna-se mais qualificado e o responsável tem ajuda especializada para analisar documentos e controles e tomar decisões.

Pesquise se o escritório oferece também uma boa contabilidade online

Você pretende contratar um escritório que está próximo? Bem, mesmo assim poder contar com a contabilidade online é bom. Porque vários procedimentos, além de envios e recebimentos de documentos e consulta a informações, são agilizados. E, quando não for possível ir ao escritório, você pode ser igualmente assessorado contábil e financeiramente.

Encontrou um bom prestador de serviço, mas seu escritório não é próximo? Neste caso, verifique exatamente tudo o que é oferecido pela prestação de serviços online e entre em contato para sanar possíveis dúvidas. Depois, se você perceber que ele atende a todas as suas necessidades, informe-se sobre como proceder para contratação.

Pesquise valores adequados à sua realidade

Você pode estar iniciando sua empresa com dez funcionários e ter uma demanda relevante de procedimentos. Mas também pode prestar serviços a poucos clientes e ainda contar com apenas um assistente. São casos distintos e que exigem assessorias diferentes. E o valor dos honorários não pode ser o mesmo para ambos.

Procure saber qual é a média cobrada pelo escritório contábil pesquisado ou solicite uma proposta comercial personalizada para conhecer os valores e entendê-los. Caso a prestadora de serviços leve em conta os detalhes de seu negócio para estabelecer os honorários, certamente eles serão adequados.

Peça referências

Nada será melhor para sua escolha do que obter feedback de pelos menos três clientes de um escritório de contabilidade. Então, quando pesquisar os clientes da prestadora, busque suas informações de contato para fazer perguntas.

De preferência, selecione um cliente do mesmo ramo da sua empresa e dois de outros mercados. Assim, você poderá constatar que existe competência para atender a demandas diversas e também para cuidar das obrigações do seu negócio.

Peça amostras de relatórios ou uma relação deles

O mínimo que você precisa saber sobre demonstrações, relatórios e documentos contábeis e financeiros é quais serão recebidos e quando. Assim, evita de contratar um prestador de serviços que deixará a desejar.

Porém, o ideal é que, além de saber quais são, você saiba como eles são. Com amostras e exemplos do que será recebido você pode avaliar a qualidade dos relatórios e ficar ciente de que eles ajudarão na gestão da empresa.

4 erros para não cometer na escolha de um escritório de contabilidade

Procurar apenas um preço baixo

Como dissemos acima, é preciso procurar por um escritório que tenha honorários adequados à empresa. Mas o valor não pode ser o único fator de escolha, pois há empresas que oferecem uma contabilidade de baixo custo que não atende a todas as necessidades do empreendedor.

Quando escolhe-se dessa forma, a tendência é que posteriormente o negócio sofra com a falta de suporte ou de algum serviço. E o pagamento dos honorários, mesmo eles sendo muito baixos, torna-se um custo sem retorno.

Não verificar a infraestrutura tecnológica do escritório

Este erro provavelmente é o mais comum. Pouquíssimos empreendedores buscam saber qual sistema de gestão contábil o prestador de serviço utiliza, se ele oferece à empresa ferramenta de apoio financeiro e se outros recursos para a gestão são disponibilizados.

Atualmente, como nada mais é manual, um escritório que não conte com boas e inovadoras ferramentas tende a ser ultrapassado. E, por consequência, pode acabar sendo insatisfatório a seus clientes ou prestando um serviço menos eficiente e produtivo.

Pensar no escritório como ferramenta de cumprimento à legislação

É claro que o escritório de contabilidade tem como uma das atribuições auxiliar o negócio a andar dentro da lei, entregar declarações e pagar impostos corretamente.

Porém, devido à importância das questões trabalhistas, fiscais e tributárias, e do fato de elas terem relação com finanças e procedimentos, o contador precisa ser uma fonte de apoio e de qualificação à empresa. Ou seja, é um erro não verificar o potencial do escritório em ser esse agente de auxílio ao crescimento.

Não consultar a regularidade do profissional contábil responsável nos órgãos de fiscalização

Primeiramente, supomos que qualquer profissional que esteja atuando e oferecendo serviços se encontre em situação regular. Porém, a empresa pode cair nas mãos de um contador irregular — e pagar caro por isso. Mas você não precisa de maneira nenhuma correr tal risco.

Por este link, você pode pesquisar se o profissional responsável pelo escritório de contabilidade está ativamente credenciado em seu Conselho Regional de Contabilidade (CRC). E mais, você também pode por aqui emitir uma certidão do registro do contador — documento oficial que atesta sua regularidade. Então, se você já tem candidatos, dê o primeiro passo agora.

Você quer contar com um escritório de contabilidade que atende a todos os critérios positivos abordados neste post? Então, entre e contato conosco, nos fale sobre seu empreendimento e receba uma proposta adequada ao seu negócio.

plugins premium WordPress