Os 11 melhores eventos para startups do Brasil

Conteúdo do post

Quem tem startup pode acompanhar muito conteúdo e aprender bastante em eventos para startups por todo o país. Inclusive, em vários deles há espaço para networking e alguns até mesmo servem para conquistar investidores.

Existem dezenas deles, dos mais diversos tipos e segmentados por áreas, e nem sempre é possível ir a todos, pois espalham-se em cidades de vários estados.

Agora, conheça 11 desses eventos que estão entre os melhores do Brasil e saiba por que são boas escolhas para um itinerário de aprendizado, mentoria e possível busca por investimento e aceleração nos negócios.

1. Startup Weekend

Como todos os eventos, este também é interessante para obter conhecimentos, acompanhar tendências e fazer networking. Porém, o grande destaque do Startup Weekend é o foco na prática e a possibilidade de obtenção de resultados reais construídos ainda dentro do evento.

No fim de semana de duração equipes de trabalho são formadas e criam projetos, os desenvolvem e ao final os apresentam para que recebam feedbacks e sejam maturados com ajuda de empreendedores de sucesso presentes.

Com isso, é possível ainda que, caso seja destaque e tenha grande potencial, o projeto atraia interesse de investidores ou saia do evento com parcerias fortes para a continuidade.

2. Startup Village

Este funciona como um curso, de 20 horas, sobre inovação e empreendedorismo com foco no modelo de negócios de startups.

O conteúdo aborda questões importantes como validação de ideias e ações para crescimento e aceleração escalável dos negócios.

O curso ainda ajuda os empreendedores a se qualificarem com conhecimentos relacionadas a marketing, finanças e outros quesitos importantes para gestão e crescimento sustentável das empresas.

3. Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE)

Obviamente, um dos melhores eventos para startups do país teria de ser iniciativa da Associação Brasileira das Startups (ABStartups).

CASE, maior evento do tipo na América Latina, reúne palestrantes empreendedores de sucesso do Brasil e do mundo para gerar muito aprendizado ao público sobre os mais diversos assuntos do universo das startups.

Na arena de negócios do evento é possível trocar conhecimento com outros empreendedores, fazer networking, firmar parcerias e até encontrar investidores e aceleradoras para dar mais fôlego ao crescimento.

4. RD Summit

Promovido pela Resultados Digitais (RD), empresa líder em automação de marketing na América Latina, o RD Summit é o maior evento da área nessa região do continente.

Além de diversas palestras focadas em marketing digital, vendas e performance no ambiente digital, espalhadas por diferentes palcos, há estandes e área de negócios para os empreendedores atuarem na prática.

A RD também promove o RD On The Road, evento itinerante que dura um dia e roda por diversas capitais brasileiras com conteúdo interessante e espaço de interação em negócios, como ocorre no evento principal da empresa.

5. Circuito Startup

Como o nome sugere, este evento também passa por diferentes cidades brasileiras, fazendo um circuito de apoio ao desenvolvimento de negócios e empreendedores. Ele é dividido em três módulos:

  • Speed Business: na sessão de networking os empreendedores podem fazer parcerias com outras startups, captar clientes ou apenas trocar ideias;
  • Mentorias: é a possibilidade que os participantes têm de contar com mentores qualificados para melhorar suas startups nos mais diversos sentidos, como precisarem;
  • Open Mic: neste módulo do evento os pitchs podem ser apresentados para avaliação de convidados e recebimento de feedbacks, o que pode render a conquista de um investidor, de aceleradora ou incubadora.

6. Superlógica Xperience

A Superlógica é líder em meios de pagamentos para empresas SaaS e de vendas de assinaturas — que fazem cobranças recorrentes — e promove o Superlógica Xperience, um dos grandes eventos do Brasil para negócios que atuam nesses modelos.

No evento são reunidos grandes nomes de negócios SaaS e que vendem assinaturas para falar de assuntos como marketing, escalabilidade de negócios, vendas, sucesso de clientes e produtos.

Os vários palestrantes dividem-se em trilhas de conteúdo e palcos diversos. O evento oferece ainda feira de negócios com presença de patrocinadores do Xperience.

7. VTEX Day

Um dos maiores e melhores eventos para startups que atuam no e-commerce também é promovido por uma líder de mercado, a VTEX, que desenvolve soluções para empresas da área.

Ele reúne palestrantes de destaque no Brasil e no mundo e milhares de empreendedores em busca de parcerias, novos negócios e soluções para qualificação de suas startups.

8. ERP Summit

O foco deste evento é inovação, tendências de mercado e competitividade para negócios dos ramos de softwares de gestão.

São apoiados nestes pontos que os dezenas de palestrantes, especialistas em diferentes setores de empresas das áreas de tecnologia e gestão, transmitem experiências e geram insights ao público.

9. Hack Town

O Hack possivelmente é o evento mais volumoso e diversificado ao qual um empreendedor pode comparecer.

Além de contar com centenas de palestrantes, que abordam inúmeros temas — dos mais comuns, como inteligência artificial e internet das coisas, a alguns até inesperados, como antropologia — o evento oferece workshops e mentorias.

Hack Town é inspirado no SXSW, um dos grandes eventos mundiais, e caracterizado em seu site como “festival de inovação e criatividade”.

10. CX São Paulo

A Zendesk promove na capital paulista um evento focado no atendimento ao cliente, incluindo o gerenciamento de sucesso do cliente, e na inteligência artifical aplicado ao atendimento.

Junto às palestras, a programação inclui treinamentos e workshops.

11. Gramado Summit

O evento que ocorre em Gramado, na serra gaúcha, tem como grande destaque a Batalha de Startups, que premia com investimento a startup com o melhor pitch e maior potencial conforme os jurados. Na última edição o prêmio foi de R$ 50 mil, e a previsão para a próxima é R$ 100 mil.

Outro diferencial do evento é o Sunset Summit, uma espécie de open bar exclusivo para construção e desenvolvimento de networking dentro do Gramado Summit.

No mais, os visitantes ou apresentadores de pitchs podem contar com dezenas de palestrantes experientes e vencedores em seus mercados para aprender e obter insights de mercado e ações específicas.

Você já foi a algum desses eventos e teve uma boa experiência? Conhece outro que se enquadre na lista dos  melhores eventos para startups do país? Deixe sua opinião ou seu comentário abaixo.

plugins premium WordPress