9 motivos pelos quais é melhor alocar a startup em coworking

Conteúdo do post

Espaços de coworking para startups e outros modelos de empresas conquistaram o mercado. Inclusive, existem grandes corporações que já os utilizam para espalhar equipes e operações por diversas regiões investindo menos em infraestrutura física, o que demanda bastante dinheiro.

E a questão financeira não é a única que faz a utilização do coworking ser algo extremamente positivo para startups, que precisam também de alguma estrutura — ainda que seja mínima.

Então, veja agora 9 motivos pelos quais é preferível alocar sua startup em um coworking, principalmente se ela estiver nos estágios iniciais do ciclo de vida.

1. Mantém a estrutura de custos reduzida

Um escritório próprio demanda despesas como:

  • Aluguel, ou compra, de imóvel;
  • Energia elétrica;
  • Internet;
  • Móveis;
  • Despesa com segurança privada ou mensalidade de condomínio.

No lugar de gastar com todos esses itens, é possível apenas investir em uma mensalidade de coworking para startups e reduzir os custos de alocação do negócio a menos do que o valor de um aluguel comercial. Assim, se mantém a estrutura de custos menor, o que ajuda a empresa a escalar e gerar caixa.

Para negócios que estão começando e ainda contam com poucas pessoas, existem salas pequenas, privativas ou para até três pessoas. Conforme a equipe aumenta, a mudança pode ser feita para salas maiores, desde que elas consigam alocar com sucesso as pessoas e as operações.

2. Ajuda no networking

Como a sua, diversas outras startups podem estar alocadas em um coworking, trabalhando próximas diariamente. Dessa forma, pela proximidade frequente, pode-se aproveitar para conhecê-las melhor no dia a dia.

Como resultado, o negócio pode adquirir novos clientes, firmar parcerias importantes ou manter contatos positivos do ambiente do empreendedorismo.

3. Privilegia o negócio geograficamente

A maioria dos espaços de coworking encontram-se em locais privilegiados, como:

  • Shoppings;
  • Centros comerciais;
  • Bairros de padrão elevado;
  • Locais com ecossistema de startups instalado.

Ou seja, para receber clientes, fazer networking local ou apenas contar com fácil acesso os espaços de coworking ajudam em muito com pouco esforço por parte dos responsáveis.

Por exemplo, se um local não for mais interessante ao negócio, basta que escolha outro coworking. Ou, se a alocação da empresa é positiva mas outra ação ou reunião demanda ter local adicional em algum dia, uma nova sala, em outro espaço, pode ser locada pontualmente conforme os critérios do empreendedor ou da situação para a localização.

4. Reduz a burocracia

Seja para ter um ou dez escritórios, coworkings eliminam necessidades como:

  • Firmar contratos de aluguel;
  • Solicitar instalações de internet e energia elétrica;
  • Contratar pessoas ou empresas para reparos, manutenção preventiva e limpeza e conservação.

Tudo isso já é oferecido por um espaço de coworking e também ajuda a reduzir gastos.

Seja para alugar uma sala privativa ou duas salas para equipes de dez pessoas em coworkings diferentes, o processo é o mesmo em todos os espaços — simples e rápido, sem esforço necessário por parte dos empreendedores.

5. Não gera obrigação de tempo de permanência

Quando se aluga uma sala comercial o contrato é celebrado para no mínimo um ano de utilização. E caso a empresa deseje mudar-se antes do tempo, descumprindo a obrigação de prazo, pode ter de pagar multa por quebra de contrato.

Em um coworking a locação pode ser tanto de um dia quanto mensal, sendo renovada a cada passagem de período, sem comprometimento para longos prazos.

Na hipótese de os responsáveis desejarem e o espaço ofertar, pode ser contratado um pacote com duração maior, mas não é regra e muito menos uma obrigação legal.

6. A empresa pode contar com auxílio ao crescimento

Vários espaços oferecem workshops, palestras e cursos às empresas sobre empreendedorismo, escalabilidade, finanças, marketing e outros assuntos importantes para a condução de negócios.

É um ganho de conhecimento que não exige deslocamento, como para participação de eventos, e pode ser aproveitado por toda a equipe no local de trabalho, para o mais rápido possível ser colocado em prática. Aliás, algumas dessas ações são gratuitas, inclusas no pacote contratado pela startup.

7. O espaço é agradável

Alguns espaços são mais descolados e possuem decoração arrojada e colorida, enquanto outros têm personalidade mais séria. De qualquer forma, todos eles, cada um ao seu estilo, possuem ambientes agradáveis e confortáveis.

Isso é muito bom tanto para o trabalho diário quanto para receber clientes e possíveis investidores.

8. É possível ter benefícios externos

Empresas parceiras de coworkings, como aquelas que ministram cursos e workshops nos espaços, muitas vezes oferecem descontos exclusivos aos usuários deles para aquisição de seus produtos ou serviços.

Então, caso a equipe obtenha um importante conhecimento dentro do espaço e queira aprofundar-se no assunto para aplicar técnicas inovadoras no negócio, acaba gastando menos para qualificar-se.

9. Dá mobilidade à empresa

O negócio está localizado em determinada cidade, mas se precisar atender presencialmente um cliente distante ele pode ser movido totalmente, dependendo do tamanho da equipe, para outra cidade alugando outro espaço por algumas horas. O mesmo vale para quando se participa de um evento em estado diferente ou qualquer outra situação.

O melhor é que enquanto a empresa tem mobilidade também reduz despesas investindo apenas no que utiliza. Por exemplo, enquanto está fora da cidade-sede, alugando outro espaço, não precisa continuar pagando pelo coworking comumente utilizado. Já quando se aluga uma sala comercial os gastos seguem correndo mesmo quando não é utilizada, como em internet e aluguel.

E você, utiliza um coworking para startups, ainda está pensando como tirá-la do home office ou já tem um local próprio? Levou em conta todos os critérios citados para tomar uma decisão? Compartilhe sua experiência ou seus planos conosco nos comentários para enriquecer o assunto.

plugins premium WordPress