Para atender às necessidades de gestão contábil e financeira das empresas, o Bkper funciona como sistema baseado em nuvem de dados que entrega funções, dados e relatórios para ambas as áreas simultaneamente.
Ficando disponível ao mesmo tempo para o contador e a empresa cliente, o software promove uma escrituração contábil para a qual ambas as partes contribuem. Enquanto isso, também qualifica a gestão financeira pela participação do profissional contábil nas finanças e por conta de entregar informação em tempo real e assertiva ao usuário gestor do negócio.
Neste post, sem termos técnicos contábeis, vamos mostrar tudo o que a ferramenta tem a oferecer para a gestão empresarial utilizando a abrangência dos documentos contábeis.
Integrações com G Suite e outros sistemas
Além de integrar diretamente com outros sistemas, como Stripe, Trello e Paypal, e com Google Sheets e Gmail, o Bkper ainda tem aderência a hubs de integrações, como Zapier e Pluga.
Por meio das conexões da Pluga, por exemplo, o Bkper tem acesso a dezenas de integrações e automações de tarefas, como:
- compartilhamento de dados com gerenciadores financeiros;
- automação de lançamentos contábeis a partir de ações de outras ferramentas;
- automação de ações de outras ferramentas a partir de registros do Bkper.
Uma possibilidade é que o programa emissor de notas fiscais da empresa, integrado com a Pluga, gere automaticamente um lançamento contábil de receita de venda ou prestação de serviço sempre que um novo documento fiscal for emitido para um cliente. E o contrário, como a emissão automática de uma nota ou de um boleto a partir de um lançamento no Bkper, também pode ocorrer.
Em relação a apps do Google, a integração com o Google Drive é uma das mais poderosas. Salvando documentos no Drive, como notas fiscais e extratos bancários, o cliente deixa-os disponíveis para o contador, enquanto o Bkper encarrega-se de fazer os lançamentos a partir dos arquivos compartilhados. Então, os livros contábeis são atualizados em tempo real a cada upload que o usuário faz na sua nuvem de armazenamento.
Aplicação em gestão financeira e contabilidade
O Bkper funciona em duas linguagens, financeira e contábil, para ser útil a ambos os gerenciamentos e cumprir suas funções diante do contador da empresa e do gestor.
Enquanto o profissional contábil utiliza o sistema para escriturar a contabilidade pelo método de partidas dobradas, o padrão de escrituração contábil, o usuário tem acesso a esses dados em linguagem financeira e por meio de relatórios personalizados. Portanto, a gestão financeira conta com a contabilidade, mais completo espelho de dados do negócio, e com números colocados de forma facilitada para o gestor fazer leituras e tomar decisões.
Por exemplo, se o usuário precisar de um relatório para si ou terceiros com receitas, despesas e gráficos sobre progressos e mudanças de suas contas, pode extraí-lo diretamente do Bkper.
Consequentemente, contabilidade e finanças funcionam de maneira integrada, compartilhando dados e estando em mesmo patamar de controle e abrangência, com registros e relatórios integrados e simultaneamente atualizados e enriquecidos.
Promoção da contabilidade colaborativa
A colaboração proporcionada pelo Bkper diz respeito à participação do cliente na realização da escrituração contábil, o que normalmente não ocorre. Em geral, os contadores utilizam sistemas fechados, nos quais fazem as escriturações de acordo com os documentos recebidos e somente após terminá-las compartilham relatórios contábeis, de cunho técnico, com os clientes.
A contabilidade colaborativa permite ao cliente não apenas participar da escrituração, mas também entendê-la melhor — pela linguagem financeira — e compreender o que significam os relatórios que espelham a escrituração concluída. E ele também pode enriquecer e melhorar os lançamentos, por ter total conhecimento do próprio negócio, realizando mudanças em registros automáticos ou feitos pelo contador, como classificando de forma mais adequadas entradas ou saídas do caixa.
Ademais, por participar da escrituração e entendê-la bem, o gestor faz melhor uso de informações e documentos produzidos pelo contador para gerenciar a empresa e tomar decisões.
Uso da inteligência artificial
Um dos recursos do Bkper é o bot de inteligência artificial que lê as origens e destinos dos valores das movimentações da contabilidade, que chegam a ela pelas integrações, como os apps do Google e ferramentas que se ligam ao software por hubs de integração — caso de Pluga e Zapier. Logo, o sistema reconhece os padrões de lançamentos e suas características, alocando automática e corretamente os valores de movimentações futuras e dando escalabilidade aos registros conforme o volume deles aumenta.
Ou seja, se no ano seguinte o negócio precisar fazer o dobro de lançamentos, isso ocorrerá sem necessidade de intervenção humana e a assertividade dos registros se manterá enquanto a ferramenta compreende sozinha os dados recebidos e os organiza na escrituração.
Com todos os recursos que citamos, o Bkper acaba dando à empresa retorno sobre investimento melhor da sua contabilidade, que deixa de ser apenas um serviço para atendimento a leis e entrega de obrigações ao Fisco. O sistema, enquanto mantém a sua natureza contábil e legal, também ajuda usuário a gerenciar melhor o negócio, fazendo uso dos documentos mais completos utilizados para espelhar a realidade financeira e econômica empresarial: os livros e relatórios contábeis.
Então, aproveite para conhecer melhor essa poderosa ferramenta e saber, especificamente, como ela pode ajudar na sua gestão. Peça uma avaliação gratuita do Bkper e veja os recursos citados na prática.