Receber os pagamentos vindos do exterior não é tão simples e corriqueiro como receber internamente, pelo menos para a maioria das pessoas. Fato é que alguns passos a mais são necessários para tais recebimentos e algumas informações adicionais devem ser levantadas para finalizar uma transação internacional.
A tecnologia e as várias soluções que existem atualmente para essas operações tornam as coisas mais fáceis, bastando o recebedor escolher a instituição que intermediará seu pagamento, como mostraremos adiante.
Informações para o pagador
São apenas cinco dados que o recebedor tem de passar ao pagador:
- nome completo com CPF ou razão social da empresa com CNPJ;
- nome e código do banco;
- números da conta e da agência;
- tipo de conta;
- código SWIFT.
Este último, o código SWIFT, serve para identificar a conta e a instituição financeira em uma transação internacional e pode ser encontrada nos dados do correntista em aplicativo ou no internet banking. Caso não seja localizado, o titular da conta pode solicitá-lo via setor de suporte ou atendimento.
O código SWIFT é composto por 8 a 11 caracteres, que identificam, em ordem, instituição, código do país, código da localização e, opcionalmente, a agência.
Documentos para o pagador
No caso de o recebedor atuar como PJ, alguns documentos devem preceder o envio das informações anteriores.
Primeiramente, duas faturas precisam ser emitidas, a invoice e a commercial. A fatura invoice é o documento internacional de cobrança da transação, enquanto a fatura commercial funciona como uma nota fiscal internacional.
Com as duas faturas elaboradas, a nota fiscal de serviços nacional também deve ser emitida e enviada ao pagador.
Em relação a esses documentos, o recebimento só pode ocorrer após o aceite da fatura invoice ou mesmo da commercial e da nota fiscal, a depender de como funcionam internamente as rotinas administrativas do contratante.
Outro documento solicitado pode ser a fatura proforma, que é uma espécie de proposta comercial ou orçamento para a prestação internacional de serviços.
Bancos tradicionais e digitais
Bancos tradicionais estão entre as opções mais utilizadas. Porém, são as instituições que cobram as taxas mais elevadas pelos serviços de remessas internacionais. Além disso, neles os pagamentos podem demorar mais a serem confirmados e os valores ficarem disponíveis para uso.
Já nos bancos digitais o processo é parecido, mas as tarifas são menores e muitas vezes ocorre até a isenção de taxas. Normalmente, nos digitais a efetivação das operações é mais rápida também e a maioria deles já conta com funções específicas de remessas internacionais em seus aplicativos.
Plataformas de remessas internacionais
Os serviços especializados em recebimentos e pagamentos do exterior operam no Brasil há mais de 20 anos e intermediam as transações. Com as informações que o titular da conta de remessa passa para o pagador e para a plataforma, o recebimento ocorre e a prestadora do serviço debita as taxas de transação e do seu serviço, deixando à disposição do recebedor o valor final, podendo já ser depositado em instituição bancária na qual tem conta corrente.
As principais plataformas do Brasil são Wester Union, Remessa Online, Transfer Wise e Money Gram. Elas têm boas reputações e contam com soluções parecidas. Então, cabe a quem pretende receber pagamentos do exterior comparar as tarifas e as funcionalidades de cada plataforma para tomar sua decisão.
Wester Union
Quem utiliza esse serviço deve acordar com o pagador a maneira como receberá os valores no momento de passar os dados da sua conta, pois o pagador é que define a forma de retirada. Logo, se o recebedor pretende ter os recursos passados à sua conta bancária, deve solicitar ao tomador do serviço que escolha essa opção ao fazer o pagamento pela Wester Union.
Após a efetivação, a plataforma disponibiliza o dinheiro na conta bancária em até três dias úteis.
Remessa Online
Aqui temos uma plataforma brasileira, na qual o processo de recebimento é diferente para pessoas físicas e jurídicas.
Para as pessoas físicas, são os seguintes passos:
- selecionar a opção “Receber Dinheiro” para criar o recebimento;
- indicar a moeda do recebimento;
- passar os dados do recebimento criado, fornecidos pelo Remessa Online, e passá-los ao pagador.
Com o pagamento realizado, a quantia fica disponível na plataforma em até dois dias úteis. Após a disponibilidade, o saque é feito pela opção “Resgatar” para enviar o dinheiro à conta bancária indicada, crédito que ocorre dentro de dois dias úteis. E se a transação for de US$ 20 mil ou mais, é preciso comprovar à plataforma a origem do dinheiro com algum documento.
Para pessoas jurídicas:
- criar o recebimento;
- indicar a moeda e passar os dados ao pagador;
- enviar à plataforma documentos que comprovam a operação, como fatura invoice e nota fiscal;
- aprovação da transação pelo titular após o Remessa Online informar a taxa de câmbio, o IOF e outros custos.
Com a aprovação do recebedor e o pagamento feito, o dinheiro é repassado à conta bancária da empresa em até dois dias úteis.
Transfer Wise
Ainda se conhece o serviço por esse nome, mas recentemente foi mudado para apenas Wise.
Ao acessar a conta de pessoa física ou jurídica, o titular deve selecionar “Soilicitar os dados da conta”, opção que gerará as informações que o pagador precisa para que sejam repassadas a ele. Com isso, o depósito pode ser feito e o dinheiro fica disponível na Wise.
Os valores podem ser utilizados pelo cartão de débito da Wise ou enviados a uma conta bancária.
Money Gram
Depois de passar os dados da conta Money Gram ao pagador, os valores ficam disponíveis para saque pela internet ou presencialmente, opção que é definida pelo pagador.
Para o saque, o recebedor tem de apresentar o número de referência da remessa informado ao pagador na efetivação do depósito. Caso o saque seja presencial, um documento de identificação também é solicitado para o saque.
Conta de câmbio
A conta de câmbio é um tipo específico de conta em instituição financeira, direcionada a movimentar valores em moeda estrangeira, podendo ser aberta em um banco ou em uma casa de câmbio.
Da mesma forma que em outras opções, há cobrança de taxas como de câmbio, IOF e de serviço.
Depois de receber pagamentos do exterior, independentemente da plataforma, é preciso pagar os impostos aplicados para não ter problemas com o Fisco no Brasil. Então, conheça os impostos sobre a tributação de serviços.