Escritório contábil para PJ: como é o atendimento

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O profissional PJ não tem necessidade de um pacote de serviços contábeis tão complexo e caro. Ao mesmo tempo, soluções muito limitadas podem ser insuficientes. Por isso, nosso escritório contábil para PJ criou um modo de trabalho e um pacote que atendem autônomos e profissionais liberais na medida certa.

Conheça nosso modelo de atendimento abaixo, explicado em três momentos e com os principais serviços para PJs. Também entenda qual é a participação do empresário nas etapas iniciais e na contínua.

Fase de preparação

Essa é a etapa na qual buscamos conhecer melhor o cliente para entender suas necessidades e especificidades do negócio e das rotinas.

A principal parte da fase de preparação é a reunião de planejamento, na qual são debatidas soluções para tópicos como:

  • dados a serem formalizados na abertura da empresa (atividades, sócios, endereço…)
  • para quem já tem CNPJ, possíveis alterações e regularizações a serem feitas;
  • regime tributário a ser adotado ou trocado;
  • volume de transações ao mês;
  • número de funcionários;
  • questões específicas (por exemplo, atendimento a clientes de fora do Brasil ou necessidade de automatizar a emissão de notas fiscais e cobranças).

O resultado dessa reunião são as práticas que nosso escritório contábil para PJ deixa preparadas para efetivar na fase seguinte, além de instruções em relação a ações que precisam ser feitas pelo responsável pela empresa ou a decisões que ele deve tomar diante de opções legais existentes.

A participação do cliente nessa fase se resume a responder os questionamentos que fizemos sobre os critérios acima, buscar documentos e informações que estejam consigo ou outro contador e expor particularidades do negócio e de suas rotinas.

Implantação

Agora, efetuamos diversas tarefas para dar andamento à abertura ou migração da empresa e seu funcionamento.

Se o CNPJ ainda precisa ser aberto, esse é o primeiro trabalho realizado, com o uso das informações coletadas na etapa anterior. Mas se ela já existe, é feita a migração, com o recebimento dos documentos e dados que estavam de posse do responsável e de outros contadores.

Caso o negócio já existente precise ser regularizado para voltar a operar, essa passa a ser a primeira tarefa que executamos, entregando declarações não enviadas anteriormente e emitindo impostos não pagos com os valores atualizados. Cabendo parcelamento de tributos em aberto para a regularização, buscamos as condições de parcelamento.

Com tudo pronto para o funcionamento, realizamos o enquadramento tributário. É a solicitação de opção pelo Simples Nacional ou a decisão pelo Lucro Presumido, esta última que é validada a partir do primeiro pagamento de imposto feito com as regras do regime.

Também são feitos cadastros internos necessários às rotinas fiscais, contábeis e trabalhistas, como o cadastro de sócios e funcionários na folha de pagamentos e da empresa no sistema de escrituração contábil.

Por último, ajustamos as especificidades apresentadas como necessidade e possíveis integrações. Podemos, por exemplo, integrar a conta bancária PJ da empresa da Cora aos nossos sistemas para automatizar alguns pagamentos de obrigações da empresa.

O trabalho do cliente na segunda etapa é disponibilizar o que solicitamos a respeito de documentação e informações, além de fornecer assinaturas e autorizações, como a autorização para que representemos o CNPJ frente à Receita Federal para fazermos consultas e realizar serviços.

Acompanhamento e trabalho contínuo

A maior parte do trabalho contínuo está nas rotinas:

  • emissão de pró-labore e folha de pagamento;
  • entrega de declarações;
  • emissão de guias de impostos, INSS, FGTS e demais taxas;
  • entrega do imposto de renda dos sócios.

Naturalmente, nosso escritório contábil para PJ fica permanentemente à disposição do responsável para sanar dúvidas que ele possa ter. E o atendimento é totalmente pessoalizado.

Também oferecemos serviços não rotineiros, mas que as empresas necessitam em momentos específicos, como elaboração de faturamento e emissão de Certidões Negativas de Débitos (CNDs).

E enquanto o negócio opera, observamos as movimentações e suas obrigações para podermos, se houver oportunidade, apresentar soluções ou opções vantajosas. Por exemplo, dependendo da faixa de faturamento pode haver a possibilidade de a empresa trocar o regime tributário para pagar menos impostos, instrução que podemos dar pelo acompanhamento mensal.

Continuamente, o que o empreendedor precisa fazer é entregar mensalmente os fechamentos, com dados e documentos necessários à realização de apurações e escriturações, além de nos manter informados sobre ocorrências não pontuais para podermos ajudar, como problemas para emitir notas fiscais ou recebimento de notificação de algum órgão de fiscalização.

Se interessou nas nossas soluções e acha que nosso modelo de trabalho se encaixa nas suas necessidades? Conheça nossos pacotes e escolha o mais indicado para sua empresa.

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