O Google Meu Negócio é um serviço gratuito do Google que permite às empresas terem um perfil no buscador com diversas informações, integrado a outras ferramentas e que é mostrado em destaque quando clientes em potencial pesquisam sobre o negócio ou utilizando algum termo que o algoritmo associe diretamente a ele.
Além dos recursos de montagem do perfil de exibição, a plataforma ainda disponibiliza métricas de visualizações e cliques nos links.
Por isso, todas as empresas, incluindo profissionais PJ, devem montar o perfil da forma mais completa possível e integrá-lo a outros meios utilizados, como site, redes sociais e telefone.
Veja alguns motivos interessantes para ter o seu card e como fazê-lo.
Principais razões para utilizar o Google Meu Negócio
Exibição em destaque
A lista de sites e links dos resultados de busca não destacam sites, apenas os anunciantes. Já o perfil no Google Meu Negócio, mesmo sem investimento em anúncios, aparece como um card, maior que os demais resultados, sozinho na lateral da tela.
Logo, esse resultado chama mais atenção e consequentemente tem mais potencial para gerar cliques e contatos com possíveis clientes.
Fornecimento de mais informações para o público
Mesmo quem anuncia no Google não consegue exibir tantos dados como a quantidade que acompanha os cards do Meu Negócio. Junto ao nome, as seguintes informações podem ser exibidas:
- site;
- telefone;
- redes sociais;
- endereço com rota no Google Maps;
- imagens;
- horário de funcionamento;
- descrição da empresa;
- avaliações de clientes.
Ou seja, o usuário não precisa nem mesmo entrar no site para contatar, descobrir como chegar à empresa, ler um review ou saber quais são seus principais serviços.
Confiabilidade
Segundo o próprio Google, empresas com informações verificadas no card do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de receberem cliques e contatos. Afinal, o buscador é uma das maiores empresas do mundo, o mais utilizado em pesquisas e dono de grande reputação positiva.
As possíveis avaliações deixadas por clientes também ajudam a empresa a agregar credibilidade à sua imagem. Aliás, comentários positivos de outros clientes estão entre as ferramentas mais poderosas para ajudar outros clientes em potencial a decidirem pela compra ou contratação.
Maior entendimento sobre clientes em potencial
Os indicadores fornecidos pela plataforma ajudam o responsável a entender melhor o comportamento e as necessidades do seu público e também a definir ações de marketing.
Por exemplo, uma das métricas chama-se Pesquisas, que mostra o que as pessoas que visualizaram o perfil pesquisaram para chegar até ele. Observando esse indicador, pode-se entender um fator de comportamento de possíveis clientes e ainda ter ideias de palavras-chave a serem utilizadas no site e em conteúdos para gerar mais visitas e interações.
Informações mais importantes do Google Meu Negócio
Vários dados podem ser incluídos, mas os essenciais são telefone, site, redes sociais e descrição.
O telefone serve para facilitar e otimizar a realização do contato. Muitas das pesquisas são feitas em smartphones, bastando um clique no número de telefone para que o aparelho ligue para ele.
Os itens descrição, redes sociais e site são importantes para disponibilizar informações e detalhes sobre a empresa e seus serviços, pois grande parte das pessoas pesquisa sobre o negócio antes de considerá-lo para uma contratação.
Como montar o Google Meu Negócio
Outros fatores positivos são a facilidade e a rapidez com as quais se monta o perfil.
O serviço fica disponível na página inicial do Google Meu Negócio. Assim que ela é aberta, uma tela com campos a serem preenchidos aparece. São itens como nome, endereço, telefone e mercado de atuação.
Após o preenchimento, basta prosseguir e, depois de visualizar a tela de rascunho, confirmar as informações colocadas. Para a confirmação e o prosseguimento, é necessário digitar o código enviado por SMS pelo Google.
Somente com esses passos a página já é criada, mas ainda não está pronta. A página que é demonstrada, com os recursos de edição, precisa receber as imagens, links de redes sociais, descrição e outros dados necessários a um card mais completo.
Depois de todos os preenchimentos e da publicação, não se pode esquecer de fazer atualizações quando algo mudar ou for adicionado. Um número de telefone que é trocado, por exemplo, e não atualizado na página pode fazer a empresa perder chamadas de potenciais clientes.
Se preferir, após a conclusão o gerenciamento pode ser feito pelo celular via aplicativo do Google disponíveis para Android e iOS.
Site pelo Google Meu Negócio
Também é possível criar um site simples gratuito, recurso disponibilizado dentro da plataforma pela opção Website, no menu inicial à esquerda.
São oferecidos temas, que geram o layout pronto e completo para a base da página. Após a escolha do tema, o responsável pode editar os textos, inserir informações da empresa, colocar suas imagens preferidas e escolher a URL (endereço), importante personalização para otimizar o site para os resultados das buscas do Google.
E você, já montou o seu card ou até mesmo seu site na plataforma? A ferramenta vem ajudando a fazer contatos?