Google Meu Negócio: a importância e como montar o perfil

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O Google Meu Negócio é um serviço gratuito do Google que permite às empresas terem um perfil no buscador com diversas informações, integrado a outras ferramentas e que é mostrado em destaque quando clientes em potencial pesquisam sobre o negócio ou utilizando algum termo que o algoritmo associe diretamente a ele.

Além dos recursos de montagem do perfil de exibição, a plataforma ainda disponibiliza métricas de visualizações e cliques nos links.

Por isso, todas as empresas, incluindo profissionais PJ, devem montar o perfil da forma mais completa possível e integrá-lo a outros meios utilizados, como site, redes sociais e telefone.

Veja alguns motivos interessantes para ter o seu card e como fazê-lo.

Principais razões para utilizar o Google Meu Negócio

Exibição em destaque

A lista de sites e links dos resultados de busca não destacam sites, apenas os anunciantes. Já o perfil no Google Meu Negócio, mesmo sem investimento em anúncios, aparece como um card, maior que os demais resultados, sozinho na lateral da tela.

Logo, esse resultado chama mais atenção e consequentemente tem mais potencial para gerar cliques e contatos com possíveis clientes.

Fornecimento de mais informações para o público

Mesmo quem anuncia no Google não consegue exibir tantos dados como a quantidade que acompanha os cards do Meu Negócio. Junto ao nome, as seguintes informações podem ser exibidas:

  • site;
  • telefone;
  • redes sociais;
  • endereço com rota no Google Maps;
  • imagens;
  • horário de funcionamento;
  • descrição da empresa;
  • avaliações de clientes.

Ou seja, o usuário não precisa nem mesmo entrar no site para contatar, descobrir como chegar à empresa, ler um review ou saber quais são seus principais serviços.

Confiabilidade

Segundo o próprio Google, empresas com informações verificadas no card do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de receberem cliques e contatos. Afinal, o buscador é uma das maiores empresas do mundo, o mais utilizado em pesquisas e dono de grande reputação positiva.

As possíveis avaliações deixadas por clientes também ajudam a empresa a agregar credibilidade à sua imagem. Aliás, comentários positivos de outros clientes estão entre as ferramentas mais poderosas para ajudar outros clientes em potencial a decidirem pela compra ou contratação.

Maior entendimento sobre clientes em potencial

Os indicadores fornecidos pela plataforma ajudam o responsável a entender melhor o comportamento e as necessidades do seu público e também a definir ações de marketing.

Por exemplo, uma das métricas chama-se Pesquisas, que mostra o que as pessoas que visualizaram o perfil pesquisaram para chegar até ele. Observando esse indicador, pode-se entender um fator de comportamento de possíveis clientes e ainda ter ideias de palavras-chave a serem utilizadas no site e em conteúdos para gerar mais visitas e interações.

Informações mais importantes do Google Meu Negócio

Vários dados podem ser incluídos, mas os essenciais são telefone, site, redes sociais e descrição.

O telefone serve para facilitar e otimizar a realização do contato. Muitas das pesquisas são feitas em smartphones, bastando um clique no número de telefone para que o aparelho ligue para ele.

Os itens descrição, redes sociais e site são importantes para disponibilizar informações e detalhes sobre a empresa e seus serviços, pois grande parte das pessoas pesquisa sobre o negócio antes de considerá-lo para uma contratação.

Como montar o Google Meu Negócio

Outros fatores positivos são a facilidade e a rapidez com as quais se monta o perfil.

O serviço fica disponível na página inicial do Google Meu Negócio. Assim que ela é aberta, uma tela com campos a serem preenchidos aparece. São itens como nome, endereço, telefone e mercado de atuação.

Após o preenchimento, basta prosseguir e, depois de visualizar a tela de rascunho, confirmar as informações colocadas. Para a confirmação e o prosseguimento, é necessário digitar o código enviado por SMS pelo Google.

Somente com esses passos a página já é criada, mas ainda não está pronta. A página que é demonstrada, com os recursos de edição, precisa receber as imagens, links de redes sociais, descrição e outros dados necessários a um card mais completo.

Depois de todos os preenchimentos e da publicação, não se pode esquecer de fazer atualizações quando algo mudar ou for adicionado. Um número de telefone que é trocado, por exemplo, e não atualizado na página pode fazer a empresa perder chamadas de potenciais clientes.

Se preferir, após a conclusão o gerenciamento pode ser feito pelo celular via aplicativo do Google disponíveis para Android e iOS.

Site pelo Google Meu Negócio

Também é possível criar um site simples gratuito, recurso disponibilizado dentro da plataforma pela opção Website, no menu inicial à esquerda.

São oferecidos temas, que geram o layout pronto e completo para a base da página. Após a escolha do tema, o responsável pode editar os textos, inserir informações da empresa, colocar suas imagens preferidas e escolher a URL (endereço), importante personalização para otimizar o site para os resultados das buscas do Google.

E você, já montou o seu card ou até mesmo seu site na plataforma? A ferramenta vem ajudando a fazer contatos?

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